fbpx
RTP

Estão apurados os 14 finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

7-Maravilhas-da-Cultura-Popular-1

Realizou-se este domingo, dia 30, a segunda meia-final, das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’ em Torres Novas e terminou com o apuramento dos últimos 7 patrimónios finalistas.

Estes são os últimos 7 patrimónios finalistas:

  • Bragança I A ARTE DA SEDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA – F. Espada à Cinta
  • Castelo Branco I FEIRA DE S. TIAGO – Covilhã
  • Leiria I MUROS DE PEDRA SECA – Porto de Mós
  • Porto I OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Trofa
  • Santarém I FESTA DA BÊNÇÃO DO GADO – Riachos
  • Viana do Castelo I ROMARIA DE S. BARTOLOMEU – Ponte da Barca
  • Viseu I FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – Lamego

“Torres Novas multiplica beleza e riqueza naturais pelos jardins, espaços verdes e de lazer junto às margens do rio Almonda, encontrando-se a poucos kms da cidade o Paul do Boquilobo. Torres Novas integra ainda o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no qual se encontra o Monumento Natural das Pegadas de DinossáuriosO seu património cultural é vasto e diversificado, destacando-se presença romana no concelho, a estação arqueológica romana, Vila Cardílio, Monumento Nacional desde 1967. São múltiplas as oportunidades de comemorar a história e as estórias contadas na Feira de Época que anualmente traz milhares de visitantes a Torres Novas ou ainda provar e saborear o figo preto, um produto único e diferenciador, ex libris da Feira Nacional dos Frutos Secos e embaixador de excelência de Torres Novas” palavras de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal.

vanessa oliveira jose carlos malato 7 maravilhas cultura popular

“É para nós uma honra e um prazer acolher esta meia–final das 7 Maravilhas da Cultura Popular em Torres Novas, que se distingue pela sua centralidade, principal motor da sua dinâmica socioeconómica, sendo ainda uma referência pelo património natural, cultural, monumental, gastronómico e artístico. Da Serra de Aire à reserva natural do Paul do Boquilobo, do castelo às ruínas romanas de Villa Cardílio, do cabrito às enguias, do bolo de cabeça ao pastel de feijão, são inúmeros os motivos de visita ao nosso concelho. E, sem dúvida, a Festa da Bênção do Gado, em Riachos, é um reflexo disso mesmo, da nossa riqueza histórica, etnográfica e do trabalho da comunidade”, palavras de Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e anfitrião da 2ª Meia-Final deste concurso.

“A meia-final de Torres Novas fechou a lista de apurados para disputar a finalíssima das 7 Maravilhas da Cultura Popular, confirmando a belíssima qualidade dos patrimónios a concurso, onde pudemos conhecer melhor a diversidade e a riqueza cultural inigualável de Portugal. Estarmos aqui na região do Médio-Tejo, bem no Centro de Portugal, rodeados de tanta maravilha, demonstra também o ADN do nosso projeto. Agradeço o apoio do Turismo do Centro e do Município de Torres Novas por terem acolhido as 7 Maravilhas.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas. 

A lista dos 14 patrimónios finalistas que vão disputar o titulo de vencedor às 7 Maravilhas da Cultura Popular, no dia 5 de setembro em Bragança é:

A ARTE DA SEDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA – 760 207 708

BAILINHO DA MADEIRA – 760 207 764

COLETE ENCARNADO – 760 207 828

CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE – 760 207 836

FEIRA DE S. TIAGO – 760 207 837

FESTA DA BÊNÇÃO DO GADO – 760 207 752

FESTA DA ESPIGA – 760 207 704

FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA – 760 207 821

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – 760 207 797

MUROS DE PEDRA SECA – 760 207 774

OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – 760 207 810

ROMARIA DE S. BARTOLOMEU – 760 207 760

ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA – 760 207 761

SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA – 760 207 833

ines carranca jose carlos malato vanessa oliveira
Instagram

A votação dos 14 Patrimónios Finalistas tem início dia 1 de setembro e termina dia 5 de setembro na Gala Final. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, 7 patrimónios vão ser eleitos pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

O Município de Bragança, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte, será o anfitrião da Declaração Oficial, que se realiza no dia 5 de setembro, no Castelo de Bragança, e que será transmitida ao longo do dia (11h00-13h00 / 15h00-19h00), culminando com a eleição na Gala da Declaração Oficial, a partir das 21h45, na RTP1.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ATV News