fbpx

“A Princesa” estreia domingo na RTP 1

A Televisão
5 min leitura

A Princesa Rtp &Quot;A Princesa&Quot; Estreia Domingo Na Rtp 1

É já no próximo domingo que vai para o ar o episódio de janeiro da iniciativa Grandes Histórias – Toda a Gente Conta, que o canal público apresentou recentemente. Todos os meses, um novo telefilme vai para o ar e o próximo episódio denomina-se A Princesa. Do elenco fazem parte Joana Metrass, Miguel Santiago, Sara Butler, Mafalda Vilhena, Pepê Rapazote e Filomena Gonçalves, entre outros.

Sinopse

Vera, adolescente de 15 anos, é uma rapariga feliz: popular na escola, boa estudante, sempre com boas notas, é a filha ideal, a princesa dos seus pais.
Estes, a professora do secundário Maria Xavier e o seu marido, o juiz desembargador Henrique Xavier, adoram-na. A mãe admira imenso o percurso escolar sem mácula da filha, o pai admira a maneira como ela sempre cumpriu os seus deveres e está perfeitamente integrada na sociedade.
Simpática e carinhosa para os pais, que nunca tiveram qualquer razão de queixa. Costuma passar horas no quarto, em frente ao computador, a navegar nas redes sociais da internet, mas fá-lo apenas após estudar, fazer os trabalhos de casa, colocar os pratos na máquina de lava-loiça, após cumprir todos os seus afazeres sem uma queixa, até de boa vontade, exemplarmente… Por que razão haveriam de estar preocupados?
“A Princesa” levanta assim algumas questões pertinentes. Qual a verdadeira influência da internet e das redes sociais no comportamento dos mais jovens? Vivendo os jovens hoje em dia praticamente num mundo virtual, paralelo, será que os pais conhecem ainda os filhos que têm em casa? O que podemos fazer para proteger os nossos filhos de si próprios, da arrogância típica da adolescência, que hoje, devido às novas tecnologias, pode ter resultados incontroláveis e mesmo trágicos? Será que para proteger um filho é aceitável fazer tudo, mesmo quebrar as leis? Não conhecendo os nossos filhos hoje em dia, será que, mesmo querendo, possamos sequer salvá-los?

Personagens Principais

VERA XAVIER (Joana Metrass)

15 anos, bonita e inteligente, filha de boas famílias, acaba por ver-se envolvida no mundo das redes sociais quase porque sim, porque é o que toda a gente da idade dela está a fazer. Influenciável devido à sua idade, quer conhecer outras pessoas na internet que não façam parte do seu mundo, o que em si nada tem de mal. O problema é que acaba por perder o controlo do que está a fazer.

HENRIQUE XAVIER (Pepê Rapazote)

50-55 anos, juiz-desembargador, homem recto e austero, muito trabalhador, mas afável para com a filha. Habituado a pensar em si como uma pessoa que consegue perceber nos réus quem está a mentir ou não, fica em choque quando percebe que não conseguiu fazer isso com a própria filha. Culpa-se intimamente por ter dado sempre primazia à sua carreira e ter tido a filha muito tarde, pensando que se calhar é por isso, devido à grande diferença de idades entre ambos, que não consegue entender a sua mentalidade o novo mundo onde ela vive.

MARIA XAVIER (Mafalda Vilhena)

40-45 anos, professora, adora a filha. Mas sente-se também ela culpada por, como professora, ser o seu dever educar crianças como alunos mas também como cidadãos, quando aparentemente não conseguiu sequer fazer isso com a própria filha.

CATARINA MELO (Sara Butler)

15 anos, estuda no mesmo colégio da Vera, de quem é a melhor amiga. Como todos os adolescentes, também adora navegar horas nas redes sociais, mas usa-as principalmente para contactar os seus amigos do colégio quando chega a casa. Usa a internet com parcimónia e de uma forma equilibrada, ficando extremamente preocupada quando percebe que a melhor amiga está a perder o controlo e chega mesmo a “desamigá-la” da sua página da internet, como se, para a Vera, a internet fosse um mundo à parte, completamente desligado da realidade, onde prefere viver.

GONÇALO COSTA (Miguel Santiago)

17 anos, estudante de outro colégio, conheceu a Vera pela internet e “namora” com ela, querendo com isso dizer manter uma relação completamente aberta, sem os compromissos e fidelidade que ele e todos os seus amigos da internet pensam ser algo de “cota”, preconceitos dos seus pais que não entendem nada do novo mundo em que vivemos. Muitas vezes embriagado, é ele que oferece drogas à Vera e é com ele que ela se filma na cama para depois colocarem os vídeos na internet.

Veja a promo aqui

Siga-me:
Redactor.