fbpx

«1986»: Nuno Markl radiante com estreia na autoria de uma série de ficção

Diana Casanova
2 min leitura

Nuno Markl é o autor de uma nova série da RTP, intitulada de 1986, cujas gravações arrancaram esta semana. O entusiasmo não podia ser maior, como o próprio tem evidenciado nas redes sociais, ou não fosse esta a sua estreia enquanto autor de uma série de televisão de ficção.

«Neste momento vive-se a azáfama de transformar julho de 2017 em fevereiro de 86, mês e ano das Presidenciais Soares-Freitas. Ultima-se a construção de cenários, a criação do guarda-roupa, maquilhagem, cabelos… É impressionante saber que uma equipa de tanta gente anda a construir, em detalhe, um universo que ainda não há muito tempo existia apenas nas imaginações dos argumentistas – para além de mim, a Ana Markl, o Filipe Homem Fonseca e a nossa mestra-consultora da época, a incansável Joana Stichini Vilela», referiu Nuno Markl na sua página de Facebook.  

De facto, Nuno Markl realça o seu envolvimento em detalhe neste projeto, algo que o deixa muito feliz. «Já escrevi muita coisa na vida, não me lembro de me ter envolvido com este detalhe: desenhei esboços das personagens, listámos os objetos que estas pessoas teriam nos seus quartos, os posters que teriam nas paredes, definimos a coleção de discos de cada um – e até criei uma playlist de Spotify para nos orientar a todos», contou na mesma publicação.

1986 é produzida e realizada por Henrique Oliveira, que Nuno Markl descreve como «oficialmente um dos tipos mais porreiros e perfeccionistas do universo», sendo que a estreia acontecerá na rentrée televisiva da RTP.

Redatora e cronista