fbpx

Músico Alex Teixeira vive episódio de racismo no metro de Lisboa

Íris Neto
3 min leitura
Instagram

O músico Alex Teixeira recorreu à sua conta de Instagram para denunciar um episódio de racismo que sofreu este sábado, 24 de abril, no metro de Lisboa.

No vídeo publicado por Alex Teixeira é possível ver-se uma mulher sentada no metro que tinha a sua mala no lugar ao lado. O músico tentou pedir-lhe que tirasse a mala de modo a que pudesse sentar-se, no entanto, a senhora respondeu sempre em alemão e fingiu não perceber a mensagem.

Alex mostrou-se indignado com a situação e decidiu partilhá-la com o mundo nas redes sociais. “A meio da manhã deste sábado, numa carruagem cheia do Metro de Lisboa, uma senhora (branca) não quis ceder um lugar que estava a ser ocupado pela sua mala. Pedi educadamente que me deixasse sentar e ela respondeu-me em alemão”, começou por recordar.

“Tentei falar com ela em inglês e em espanhol também, mas ela não só voltou a recusar-se a ceder o assento, como também escolheu ignorar as minhas tentativas de interação”, continuou.

O jovem confessou ainda que outro rapaz tentou ajudar e pouco depois a senhora mandou-os “voltar para os seus bairros sociais” e acabou por insultá-los em português.

https://www.instagram.com/p/COEB8v_jBLS/

A história de Alex Teixeira está a gerar uma enorme onda de indignação nas redes sociais. Nuno Markl recorreu à sua conta de Instagram para comentar o episódio.

“Esta manhã um post meu sobre um cobertor e até mesmo um sobre cadelas e arte bonita conseguiram gerar alguma tensão e revolta. Então e que tal agora uma coisa realmente digna de revolta? Se forem ao Instagram do Alex Teixeira, ele tem tudo o que lhe aconteceu explicado ao pormenor“, começou por dizer.

Markl continuou a dar a sua opinião: “Mas digamos que a cor de pele do Alex, que para além de ser um incrível artista é das pessoas mais gentis com quem me cruzei no meio artístico, provocou um fervor de má criação numa senhora“.

“Ela recusou-se a tirar a mala do assento, no metro, para o Alex Teixeira se sentar, entrou numa de provocação falando alemão e inglês com ele, fingindo não perceber o que lhe era dito, e a coisa acabaria por aquecer quando outras pessoas intervieram para ajudar o Alex e a senhora vomitou insultos – nessa altura já em português. Portanto, isto acontece, na Lisboa do século XXI. E merece uma boa reflexão. Sobretudo hoje”, rematou o comediante.

Veja aqui:

Leia também: Rui de Oliveira partilha fotografia com amiga especial e faz “ciúmes” a Goucha