fbpx

Isaura faz balanço sobre luta contra o cancro: “Venho contar-vos que estou bem”

Íris Neto
4 min leitura
Instagram

Isaura está a lutar contra um cancro da mama desde fevereiro de 2020.

Esta quinta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial do Cancro, Isaura recorreu à sua conta de Instagram para fazer um balanço sobre a luta contra esta doença.

“Há precisamente um ano atrás partilhava uma fotografia minha deitada no sofá e de costas voltadas. Hoje e repetidamente no Dia Mundial do Cancro, venho contar-vos que estou bem, rija, com umas cicatrizes que farão parte do charme e a dar o meu melhor para viver com mais propósito”, começou por dizer Isaura.

A cantora continuou: “Não posso dizer que já passou, isso seria mentir; continuo a fazer alguns tratamentos de prevenção para que o Manel não decida voltar e a ser resiliente no meu dia-a-dia para conquistar o máximo de qualidade de vida possível”.

Leia aqui o testemunho completo de Isaura:

“Há precisamente um ano atrás partilhava uma fotografia minha deitada no sofá e de costas voltadas. Hoje e repetidamente no Dia Mundial do Cancro, venho contar-vos que estou bem, rija, com umas cicatrizes que farão parte do charme e a dar o meu melhor para viver com mais propósito.

Não posso dizer que já passou, isso seria mentir; continuo a fazer alguns tratamentos de prevenção para que o Manel não decida voltar e a ser resiliente no meu dia-a-dia para conquistar o máximo de qualidade de vida possível. Este ano, e esquecendo-me da pandemia, passaram-se tantas coisas que jamais me deixarão ser a versão de mim mesma antes do cancro. Mas não me tornei uma versão pior, muito pelo contrário; sou muito mais grata e feliz pela vida que tenho. Agora doem-me as articulações e os ossos quando está frio, tão depressa tenho calor como frio e tenho de comer melhor e treinar à séria para me manter em forma e saudável.

Há uns anos achava que caminhar não tinha jeito nenhum e apaixonei-me pelo trekking; passei a querer (ainda mais) estar na Natureza sempre que possível. Eu que há anos que não jogava videojogos a sério tornei-me assídua no Call of Duty e jogo com colegas músicos, amigos e desconhecidos que praguejam em línguas que não entendo. Tenho ideias e projetos novos na minha cabeça mas dou-me tempo entre o pensar e o fazer.

Há coisas que só se aprendem quando se as vive e, como não desejo a ninguém um recreio destes, venho tentar dizer-vos que o balanço que faço um ano depois é: o cancro é um exercício de prioridades, de energia e de tempo. E esta reflexão tem sido valiosa para mim; é mesmo importante irmos reavaliando o que queremos fazer, o que nos faz feliz e em que queremos usar o nosso tempo.

Estamos todos a viver por momentos peculiares e estranhos; estes são os melhores para nos conhecermos e para nos assegurarmos de que estamos no sítio certo. Obrigada a todos por continuarem desse lado. Espero dar-vos notícias de ideias e projetos novos em breve! PS: Deixo-vos uma fotografia do senhor gato que passou por uma cirurgia oncológica de sucesso e também este ano. (Deixo essa parte para outro capítulo que este post já vai longo)”.

E aí em casa? Ficou emocionado com o testemunho de Isaura?

Leia também: Júlia Pinheiro admite “medo” mas manda “bicada” a Cristina Ferreira

Relacionado: