fbpx

“Valeu a pena o risco para ver o Titanic”

O submarino que fazia expedições ao Titanic desapareceu no domingo com cinco pessoas no seu interior.

Duarte Costa
2 min leitura

Alan Estrada, criador do canal de YouTube “Alan Pelo Mundo”, viajou no submarino que está desaparecido e garante que “valeu a pena o risco para ver o Titanic“.

O youtuber e ator mexicano participou na missão número 2 da Titanic Survey Expedition, subdividida em cinco missões, em 2022, e revelou que essa expedição esteve quase para ser abortada, dado que também perdeu o contacto com o navio de superfície.

Alan Estrada contou ainda os “passos” que teve de dar até ver o Titanic. A viagem iniciou-se na Cidade do México, foi até San Juan de Terranova, no Canadá, e antes de embarcar no submarino teve de subir ao Horizon Arctic, de onde foi posteriormente transferido para o Titan.

No seu relato, disse também que chegou a pilotar o próprio submarino, cujos dispositivos de controlo são semelhantes aos de “videogame”.

O Titan desapareceu no domingo, com cinco pessoas a bordo e com uma reserva de oxigénio para cerca de 96 horas. Este período pode variar consoante o comportamento dos viajantes, mas essa marca é atingida nesta quinta-feira, pelo que as buscas estão a ser feitas com uma maior intensidade.

Um navio canadiano já detetou sons subaquáticos que podem ser do Titan, mas até ao início da manhã desta quinta-feira o submarino continua sem ser encontrado.

Leia também: Mário Ferreira foi convidado para embarcar no Titan: “Eu podia lá estar”