fbpx

UE pede aos canais para apostar na ficção europeia

David Ferreira
2 min leitura

Régie Hd M6© Cyril Bruneau M6 Ue Pede Aos Canais Para Apostar Na Ficção Europeia

O pedido é do relatório sobre a aplicação da norma diretiva relativa à promoção de obras europeias e produções independentes em 2009 e 2010, e foi elaborado pelo Observatório Europeu do Audiovisual.

Segundo notícia a edição de hoje do diário Correio da Manhã, a maioria dos 7622 canais nos 27 países da União Europeia (UE) cumpre com os requisitos mínimos. Apesar disso, as séries americanas estão superioridade, quando comparadas a produções europeias, correspondendo apenas a apenas 8,1% do total de transmissão.

Nos casos concretos, em 2009 a percentagem variou entre os 44% registados na Irlanda, até aos 83% na Hungria. Em 2010, a média  oscilou dos 47,4 do Reino Unido e Eslovénia, até aos 81%, na Hungria. Já a exibição de produtos criados por produtoras independentes foi de 34,1% em 2009, caindo aos 33,8% em 2010.

Os Bórgias e Borgen são ainda apontados como exemplos positivos, mas ainda em número reduzido. A série exibida no canal americano Showtime, é uma co-produção da Hungria, Canadá e Irlanda e já foi vendida a 50 países, entre os quais Portugal (AXN). Borgen é uma produção dinamarquesa que não chegou à televisão portuguesa, que aborda o tema da política e que terá em 2013 a sua terceira e última temporada.

Moderador do fórum e designer