fbpx

TVI e SIC recusam proposta e atacam a posição da RTP

David Soldado
2 min leitura

Sic-Tvi

A RTP é a única generalista possuidora dos direitos de transmissão dos jogos referentes ao Mundial 2014. Posto isto, a estação pública propôs à TVI e à SIC um «modelo de leilão». Porém a proposta não incluía jogos da Selecção Nacional seja em qualquer fase da competição.

A proposta levada a cabo pelo Conselho de Administração da RTP foi recusada pelas duas empresas privadas. Em comunicado às redacções, a TVI e a SIC realçam a natureza do negócio que vai contra a postura «que os três operadores de televisão em sinal aberto adotaram em matéria de eventos desportivos» de forma a reduzir custos.  As duas estações defendem a «repartição, em igualdade de circunstâncias, entre os três operadores», situação recusada pela RTP.

Posto isto, a TVI e a SIC lamentam a posição da RTP atacando-a: «Numa altura em que é pedida contenção nos gastos públicos, a RTP revela, mais uma vez, a sua atual vocação comercial, com  prejuízo de todos, especialmente do erário público». As operadores privadas não compreendem como a RTP pode assumir sozinha o elevado custo dos direitos de transmissão que o Campeonato Mundial de Futebol acarreta em sinal aberto.

Devido a esta situação, as duas empresas «decidiram romper todas as negociações com a RTP com vista a uma partilha de custos do Mundial de Futebol de 2014».

Redactor.