fbpx

Terminou primeira fase do apagão analógico

David Ferreira
2 min leitura

Tdt Terminou Primeira Fase Do Apagão Analógico

Terminou hoje, com o apagão do transmissor de São Pedro do Sul, que afeta 3,1 milhões de espectadores dos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu.

Segundo o comunicado da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) citado pela página online do jornal Correio da Manhã, a primeira fase do fim das emissões analógicas terminou hoje às 11h00 com o corte do referido emissor, assim como dos retransmissores analógicos de Préstimo, Viseu, Cedrim, Vouzela, Caldas de Vizela, Caldas de Vizela II, Vale de Cambra, Covas de Monte, Santa Maria da Feira, Arouca, Rio Arda, Lalim, Vila Nova de Gaia, Valongo, Santo Tirso, Foz, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Resende, Caldas de Aregos, Ancede, São Domingos, Gondas e Amarante.

Para continuar a ver os 4 canais generalistas(e futuramente a ARTV) nas localidades afetadas devem agora ter as antenas preparadas e o equipamento necessário instalado nas suas televisões. Além disso devem verificar se a sua área de residência é abrangida pela TDT ou DTH(satélite). Essa informação encontra-se disponível em tdt.telecom.pt ou ligando o número gratuito 800 200 838.

O próximo transmissor a ser cortado será o das regiões autónomas dos Açores e Madeira a 22 de março, sendo que a migração total para a Televisão Digital Terrestre acontecerá até 26 de abril, altura em que os transmissores ainda em funcionamento serão desligados.

Finalmente, recorde-se que recentemente foi aprovada a inclusão do Canal Parlamento (ARTV) na oferta da TDT nacional. Além deste canal está em estudo a inclusão de mais canais, indo a discussão no próximo dia 9 de março a inclusão dos canais do operador público de televisão, a RTP.

Moderador do fórum e designer