fbpx

Telma Monteiro denuncia Federação: “Despediu a treinadora Ana Hormigo por e-mail”

Carolina Pereira
4 min leitura
Instagram

Após ter feito duras críticas à Federação Portuguesa de Judo, Telma Monteiro denunciou publicamente o despedimento da treinadora.

Na passada segunda-feira, dia 17 de outubro, Telma Monteiro recorreu à sua conta de Instagram para denunciar mais um caso que envolve a Federação Portuguesa de Judo.

Há alguns meses, a judoca fez parte de uma carta aberta que denunciava o “clima insustentável e tóxico” vivido na modalidade, como recorda o jornal Record. Agora, revelou que a Federação demitiu a treinadora Ana Hormigo via e-mail.

Quando me perguntam como vão as coisas com a federação… vão assim: Amanhã viajo para a competição – GS Abu Dhabi – a minha primeira depois da cirurgia ao joelho. Hoje a federação despediu a treinadora Ana Hormigo, por email, no dia antes da equipa viajar! Sem a equipa ou a própria saber de forma antecipada. Em semana de competição de apuramento olímpico!“, começou por contar.

Em seguida, Telma Monteiro revelou que o presidente da FPJ informou os atletas que redigiram a referida carta aberta que “serão levados a tribunal” caso não se retratem durante esta semana, e ainda que não têm “verba do projeto olímpico para realizar o planeamento” que estava pensado.

“De salientar que não compito nem faço estágios desde Julho! E que este ano não fiz mais, pelo contrário, fiz menos, do que é normal fazer! Este ano, já paguei para realizar estágios internacionais, paguei despesas relativas à minha cirurgia (!!) despesas que o seguro que a federação me mandou acionar não cobriu (mandei um mail há uma semana sobre o assunto, não me responderam) e agora pelo que percebi, se quiser cumprir o meu plano desportivo por inteiro, vou ter de pagar também“, adiantou.

Telma Monteiro acusou a Federação de ter “pouco respeito” pelos atletas e garantiu que vai representar Portugal “com a mesma vontade e orgulho, mesmo que tenha de pagar para isso”.

Por fim, deixou uma sentida mensagem à treinadora Ana Hormigo: “Como atleta quero de alguma forma continuar a ter a tua presença nas competições e espero que as entidades responsáveis intervenham nesse sentido. Como amiga digo-te que fico feliz que não tenhas mais de lidar diretamente com essa instituição. Que sorte a tua!“.

Federação Portuguesa de Judo reage às novas acusações

Em entrevista à RTP, o presidente da FPJ, Jorge Fernandes, afirmou: “Mandámos hoje o ofício à Ana Hormigo, para ela entrar em contacto com os advogados da Federação. Porque não há condições para que a Hormigo continue como treinadora“.

“Ela não pode estar a escrever o que escreveu sem nunca ter falado connosco. Nunca falou com a Federação, em cinco anos e dez meses. Mas ela quando faz o comunicado, deveria ter-se demitido antes“, acrescentou.

Se a Telma Monteiro diz que ela fez estágios e que pagou por isso, então é problema dela, porque ela não informou a Federação sobre nada disse“, rematou, contradizendo as críticas apontadas pela judoca.

Leia também: Após aparatoso acidente, Telma Monteiro ‘quebra silêncio’: “Achei mesmo que era o fim…”