fbpx
Geral

SIC e TVI querem processar a ERC

Micros1 Sic E Tvi Querem Processar A Erc

Microfones Rtp Sic E Tvi

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) aprovou ontem, sexta-feira, a inclusão  dos canais temáticos da RTP (RTP Informação e RTP Memória) nas transmissões em sinal aberto na Televisão Digital Terrestre (TDT). A SIC e a TVI, após o anúncio, expressaram o seu desagrado.

As duas televisões privadas consideram que a decisão viola o princípio da não discriminação entre os três operadores: estes «devem ter a mesma possibilidade de utilização do espetro e, em iguais circunstâncias, melhorar a qualidade da emissão através da introdução do sistema High Definition (HD) ou aumentar a sua oferta de conteúdos e de canais», referem as empresas.

A SIC e a TVI avisam que «não é retirando capacidade de utilização de espaço radioelétrico aos operadores privados que se vai melhorar a oferta da televisão em Portugal, lamentando a SIC e a TVI, que seja a ERC a introduzir um gravíssimo elemento de concorrência desleal no mercado». Além disso, os dois canais dizem lamentar que a TDT «esteja a ser usada para tentar resolver os problemas estruturais da RTP», estranhando a mudança de opinião da ERC, já que, em março do ano passado, tinha dito que não aceitaria esta situação.

Por fim, ainda acusam o Governo de querer a continuação desta decisão: é  «lamentável que o Governo, sem ter ainda definido o modelo de financiamento da RTP, queira agravar os seus custos atuais, além do fato de se antever que tal medida possa trazer acrescidos custos para os portugueses».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Esta situação é mais que ridícula. A maioria dos portugueses queixa-se da falta de oferta na TDT e agora que a RTP quer diversificar a sua oferta a SIC e a TVI acusam a ERC de discriminação. Se se sentem discriminados que proponham criar novos canis em sinal aberto!

ATV News