fbpx
Geral

SIC e TVI unem-se e emitem comunicado contra a inclusão de mais canais da RTP na TDT

Tdtn Sic E Tvi Unem-Se E Emitem Comunicado Contra A Inclusão De Mais Canais Da Rtp Na Tdt

Tdtn

A possibilidade da RTP vir a apostar em novos canais que integrem a TDT (televisão digital terrestre) tem sido cada vez mais falada e as duas generalistas privadas vieram já unir-se e manifestar a sua «preocupação» e «revolta» com esta possibilidade que acreditam ser desigual para com os operadores nacionais.

Além disso, a SIC e TVI aproveitam também para sugerir um estudo mais cuidado e detalhado dos impactos que a implementação da TDT teve para os consumidores nacionais e para o mercado dos media no nosso país.

Leia em seguida o comunicado agora divulgado pela SIC e TVI.

Comunicado TVI / SIC sobre a inclusão de mais canais da RTP na TDT

A TVI e a SIC consideram que qualquer decisão que permita à RTP passar a emitir novos canais em sinal aberto através da TDT viola o princípio da igualdade, já que os três operadores devem ter a mesma possibilidade de utilização do espetro e, em iguais circunstâncias, melhorar a qualidade da sua emissão e/ou aumentar a sua oferta de canais. É por isso para nós absolutamente inaceitável que se trate de forma diferenciada os três operadores, lamentando que seja introduzido um gravíssimo elemento de concorrência desleal no mercado, nomeadamente no que respeita à inclusão de mais minutos de publicidade nos novos canais RTP.

Consideramos abusiva a possibilidade de novos canais da RTP virem a ser disponibilizados em regime de acesso não condicionado, ou seja, na TDT e em claro detrimento dos conteúdos da TVI e da SIC . Ao contrário do que se pretende fazer crer, o futuro da TDT passa pelo desenvolvimento de canais em HD e pelo incremento da oferta de serviços de programas dos operadores já licenciados, e não pelo aumento discriminatório e desproporcionado da oferta de mais canais públicos.

Salientamos a necessidade de promover, com carater prévio, a elaboração de um estudo económico-financeiro detalhado sobre os custos associados a cada uma das opções técnicas de desenvolvimento da plataforma TDT.

Nos últimos anos, a operação TDT tem sofrido diversas alterações de natureza técnica que resultaram num claro prejuízo para as populações e para os operadores televisivos FTA. É preciso mostrar ao mercado toda a informação detalhada da população efetivamente coberta por TDT e por DTH, a quantificação dos custos incorridos pelos utilizadores do serviço TDT em virtude das sucessivas alterações das condições associadas e efetuar uma análise da possibilidade de apoio financeiro às populações pelos custos incorridos na adaptação dos equipamentos às sucessivas alterações da rede TDT.

A TVI e a SIC expressam profunda preocupação com eventuais opções de políticas públicas para o desenvolvimento da TDT que possam agravar o já difícil quadro económico que caracteriza o setor dos media em Portugal, designadamente, o setor televisivo generalista de âmbito nacional. Como é sabido, a conjugação da estagnação do investimento publicitário nacional, por um lado, com o incremento da concorrência televisiva internacional, por outro, colocam uma forte pressão sobre o setor televisivo generalista nacional. Consequentemente, e porque se avizinham tempos de decisões fundamentais para o futuro do sistema de media português, apelamos para que não sejam tomadas decisões que possam pôr em perigo o já difícil equilíbrio económico-financeiro dos operadores televisivos generalistas privados, designadamente, no que respeita ao universo da oferta de serviços de programas na TDT.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Deixem-se disso e escolham, cada uma das três generalista, um canal temático para colocar na TDT. Situação resolvida. Ninguém fica em desvantagem.

  • E assim se dá mais um tiro numa TDT já de si moribunda… Nenhuma das duas tem qualquer interesse numa melhoria do serviço prestado. Nenhuma das duas pretende, como insinua, melhorar a qualidade da emissão, através do HD, e prova disso foi a mais que tardia transição para o 16:9. Se lhes propuserem ampliar a própria oferta em igualdade de condições, irão arranjar outros tantos argumentos de forma a não deixar avançar qualquer plano nesse sentido. A TDT, que poderia ter trazido uma substancial melhoria do serviço de televisão em aberto em Portugal, nada acrescentou, à exceção de custos para o telespetador que nada recebe em troca. Muito triste.

  • Se a sic e a tvi estão tão preocupados com o princípio de igualdade porque é que não propoem um ou dois dos seus canais temáticos em sinal aberto ?
    Certamente, não daria jeito aos donos disto tudo (MEO e NOS), que são também as principais fontes publicitárias dessas estações. No fundo, acho que podemos esperar sentados (tratando-se de televisão) em novos canais em sinal aberto.

  • O mais triste disto tudo é tratar-se de uma mera bandeira de guerra política. Esta proposta não passa de um projecto eleitoralista de alguns “iluminados” do Bloco de Esquerda (nada contra o partido, mas sim contra a medida por eles sugerida), que só pensa no efeito imediato e não nas consequências que estas brincadeiras podem trazer para o mundo da comunicação social em Portugal. Sendo este mais importante e decisivo do que aquilo que as pessoas pensam. Não se estão apenas a oferecer mais canais a quem tem TDT, mas sim a influenciar todo o mercado publicitário e, deste modo, a mexer com o a maior máquina geradora de opiniões do nosso país, a televisão.

  • Isto é revoltante. Quer dizer não querem que a RTP meta mais canais mas também não querem que outros metam mais canais. Basicamente querem que tudo fique na mesma e que continuem os mesmos 2 canais de sempre a ganhar milhões SIC E TVI! Alguém que se revolte contra estes dois canais e que páre com isto. Abram um cocurso e metam na TDT 30 canais como há lá fora ou mais . Já chega desta porcaria de TDT. Somos os últimos da Europa com apenas 4 canais + 1 mini canal. Isto é nojento!

ATV News