fbpx

Rodrigo, menino sem parte do rosto, foi operado. Revelados detalhes da cirurgia

Duarte Costa
1 min leitura
Pixabay

Rodrigo, o menino que nasceu sem olhos, sem nariz, e sem parte do crânio, em outubro do ano passado, foi operado com sucesso na manhã desta segunda-feira.

A intervenção cirúrgica, que decorreu no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, tinha como objetivo tratar uma hidrocefalia, termo que designa a acumulação de líquido no crânio. Segundo o jornal Correio da Manhã, foi-lhe colocada uma válvula no cérebro de modo a aliviar a pressão cerebral.

Apesar de a operação ter corrido bem, Rodrigo ainda não está fora de perigo. A válvula poderá entupir e ter de ser substituída, dentro de algum tempo, e há também o risco de virem a surgir algumas infeções. Este problema, normalmente, é comum nos dois primeiros meses.

Para evitar dissabores, o menino está a ser medicado com antibiótico desde a semana passada, altura em que os pais tiveram de o levar ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, por causa de algumas complicações. Depois da cirurgia desta segunda-feira, só deverá ter alta, na melhor das hipóteses, dentro de duas semanas.