fbpx

Rádio Comercial e RFM com diferença de uma décima

A. Oliveira
2 min leitura
Rádio Comercial

Rádio Comercial e RFM separadas por uma décima na audiência acumulada de véspera (AAV).

De acordo com a quinta vaga do Bareme Rádio da Marktest, a principal rádio do grupo Media Capital situa-se nos 16.6% de audiência, ao passo que a rádio do grupo RCOM nos 16.5%.

Já na vaga anterior a diferença entre as duas emissoras nacionais era mínima com apenas meio ponto percentual a dar vantagem à rádio de Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Vera Fernandes e Nuno Markl (AAV de 17.2%), com a RFM a conseguir atingir os 16.7%.

O estudo da Marktest indica ainda que a RFM conseguiu ultrapassar a Rádio Comercial em termos de reach semanal e distanciar-se no share de audiência. Se, na vaga anterior, era a Comercial quem liderava em reach semanal, chegando aos 35.9%, agora é a estação do grupo Renascença que ocupa a primeira posição.

A RFM obtém agora um alcance semanal de 37.1% (mais 1,6 pontos percentuais face à vaga anterior), enquanto que a Rádio Comercial, mesmo aumentando o reach em um ponto percentual (36.9%)  fica na segunda posição.

No que respeita ao share de audiência, a RFM obtém agora 24% e a Rádio Comercial 21.4%. Na vaga anterior, as duas estações estavam separadas por apenas quatro décimas, com a RFM a liderar em share de audiência.

A M80 continua a ser a rádio medalha de bronze, de acordo com o estudo da Marktest,  tendo crescido 0.4% para os 6.4 %.

A Renascença assume a quarta posição (na vaga anterior estava empatada com a Antena 1) com 4.8% de AAV, enquanto a Antena 1 se situa no quinto posto com 4.4%.

Deste modo, e analisando a totalidade de AAV por grupos media de rádio, a Media Capital Rádios obtém uma AAV total das suas estações de 24.6% por cento, duas décimas acima da registada pelo grupo Renascença Multimédia. As rádios públicas somam um AAV de 6.1%.