fbpx
Geral

Privatização da Lusa adiada

20100913180747527 Privatização Da Lusa Adiada

20100913180747527 Privatização Da Lusa AdiadaO programa do Governo dizia que «o Estado alienará a sua participação no capital [da Lusa] a operadores privados em momento oportuno», não referindo a data para tal acontecer. A Controlinveste, de Joaquim Oliveira, detém 23,4% da agência e a Impresa, de Francisco Pinto Balsemão, 22,4%. O Governo não deverá alienar a sua posição de 50,14% na agência, pelo menos no próximo ano, visto que será em 2013 que entra em vigor o novo contrato com a empresa (que durará até 2015).

Em 2013, a agência deverá receber 13 milhões de euros, contra os mais de 19 milhões que recebeu este ano (terá um corte de seis milhões de euros, cerca de 30%). Contudo, desses 13 milhões, cerca de três milhões são devolvidos ao Estado, através do pagamento do IVA, adianta o jornal Correio da Manhã.

Os trabalhadores da Lusa, que ontem reuniram em plenário, decidiram «rejeitar liminarmente qualquer redução arbitrária das verbas destinadas a compensar o contrato-programa do Estado com a Lusa», tendo solicitado reuniões, «com carácter de urgência», ao Presidente da República, Cavaco Silva, à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, aos ministros Paulo Portas e Vítor Gaspar, assim como à Comissão de Ética e aos grupos parlamentares. Foi ainda solicitado aos sindicatos que representam os trabalhadores da Lusa a emissão de um pré-aviso de greve por tempo indeterminado (a 9 de Outubro será decidida a data e a duração da greve).

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News