Geral

Primeiro caso já é oficial: Gato infetado com Covid-19 pelo dono na Bélgica

Pixabay

Foi confirmado na Bélgica o primeiro caso de transmissão do novo coronavírus de um humano para o seu animal de estimação. Porém, as autoridades reforçam que não há motivos para preocupação, uma vez que nada indica que os animais sejam um vetor de transmissão do vírus.

Segundo avançou a TSF, citando a Agência Lusa, um gato foi infetado pelo seu dono em Liège, cidade localizada a cerca de 80 quilómetros de Bruxelas. “Um gato foi infetado pelo dono, em Liège, sendo este um caso isolado e que deriva de um contacto próximo com a pessoa doente, nada indica que os animais sejam um vetor de transmissão do vírus”, explicou o microbiologista Emmanuel André.

Há vários meses, a Organização Mundial de Saúde emitiu um comunicado a afirmar que não há evidências suficientes para comprovar que os animas poderiam ser transmissores do vírus. Porém, este foi o primeiro caso confirmado, apesar das autoridades realçarem que os animais não são transmissores do vírus. Alertam ainda para a importância das pessoas seguirem “as recomendações de uma boa higiene das mãos e a limpeza de superfícies públicas muito tocadas, como maçanetas de portas.”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News