fbpx
Geral

Presidente da APAME defende que CAEM devia ter aceitado o pedido da RTP e da TVI

Alberto Dianaquintela0024717510514261886601 Presidente Da Apame Defende Que Caem Devia Ter Aceitado O Pedido Da Rtp E Da Tvi

Alberto Rui Pereira

Alberto Rui Pereira, presidente da Associação das Agências de Meios presidente da Associação das Agências de Meios diz que é preciso reduzir a oferta para impedir um ainda maior esmagamento dos preços da publicidade e garantir a sobrevivência dos meios, mas garante que, no entanto, este cenário não se aplica às televisões.

Em entrevista ao Diário Económico, um dos representantes das agências de meios da CAEM, comentou a tomada de posição da TVI e da RTP que abandonaram a CAEM. «A industria da televisão devia ter evitado trazer o assunto para a praça publica e criou duvidas junto de alguns anunciantes. A Associação Portuguesa de Anunciantes sempre teve uma posição muito consistente. Mas os pequenos e médios anunciantes, que não fazem parte da associação, leem as noticias e ficam com algum incómodo». Confiante no painel, o representante das agências, conta que  à semelhança de outros países, este nunca poderia ser um processo fácil e admite alguma ingenuidade. «Fomos optimistas de mais, porque não há nenhum painel que não precise, no mínimo, de um ano para ser instalado», confessa.

«Só por milagre é que o processo podia estar pronto dentro do prazo. Adiou-se para março, mas, nessa altura, dentro da CAEM defendia se que deveria ser adiado mais um mês. Foi quando a Marktest disse que o seu painel já estava  muito deteriorado e não podia continuar. Fez se uma mudança forçada para a GfK. Hoje, todos sabem que o painel não estava estabilizado», explica o CEO da Initiative.

Para o executivo, o conflito levantado pelas duas estações poderia facilmente ser resolvido se a CAEM tivesse acedido ao pedido da RTP e da TVI em efetuarem uma validação externa.«As agências não se opuseram na altura a uma validação externa, mas não é para validar o painel, porque o painel está validado, é, quando muito, para apontar áreas de melhoria. Uns fazem finca-pé pela validação outros pela não validação. Os aspetos técnicos que estão em cima da mesa- as idades e o agregado familiar- foram indicados por nós nesse plano de melhorias. As agências não se opõem a uma validação externa sobre a  da CAEM», assegura e adianta que quem se opõe são:«Alguns canais de televisão, mas é uma questão de terminologia: uns dizem que é para validar o painel outros que é só para melhorá-lo», concluiu confiante na nova direção liderada pela APAN.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News