Portugal, Portugal, Portugal! Fomos campeões da Europa há exatamente quatro anos

2 min leitura
Instagram

Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol, pela primeira vez, há exatamente quatro anos. Foi no dia 10 de julho de 2016.

A final foi disputada no estádio Stade de France, em Paris, contra a França. Depois de um empate sem golos, no final dos 90 minutos regulamentares, o jogo foi para prolongamento. Foi então que Éder, aos 109 minutos, marcou o golo mais importante da história do futebol português.

Tantas vezes criticado pelos adeptos e apelidado, até, de “patinho feio”, foi o avançado que conseguiu “rasgar” as redes da defensiva francesa. Depois, correu, correu e correu, mais feliz do que nunca, até que os colegas de equipa conseguiram, finalmente, agarrá-lo para celebrarem em conjunto.

Seguiram-se 11 minutos de grande sofrimento, com a equipa desgastada e um Raphael Guerreiro, defesa esquerdo, bem perto da rutura. Lá no banco, os nervos tomaram conta de toda a gente e a Fernando Santos juntou-se um outro “selecionador”, Cristiano Ronaldo.

O craque português saiu lesionado aos 25 minutos, mas ainda assim teve forças para motivar os colegas. Quando o apito final soou, as lágrimas caíram-lhe pelo rosto. Pela primeira vez, Portugal sagrava-se campeão europeu de futebol. E logo em França, cuja seleção tantas desilusões já nos tinha dado ao longo de tantas competições.

Recorde aqui um dos vídeos mais emocionantes da final do Euro 2016:

Exit mobile version