Portugal novamente em estado de calamidade. Conheça as novas medidas

2 min leitura

Portugal está novamente em estado de calamidade. Numa altura em que se verifica um grande aumento do número de novos casos de infeção da Covid-19 em Portugal, assim como o crescente numero de internamentos, o Conselho de Ministros decidiu esta quarta-feira, dia 14, elevar o nível de alerta em todo o território para estado de calamidade.

O primeiro-ministro António Costa classificou a evolução da pandemia do novo coronavírus como “grave”. As seguidas novas medidas, entram em vigor a partir da meia-noite de hoje:

– Proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 5 pessoas. Limitação aplica-se também a espaços públicos comerciais e de restauração;

– Limitação a máximo de 50 pessoas em eventos de natureza familiar como casamentos e batizados;

– Recomendada a utilização de máscara na via pública, sendo que irá ser apresentada uma proposta de lei à Assembleia da República para o uso obrigatório do dispositivo de proteção individual;

– Proibidos festejos académicos e atividades de caráter não letivo;

– Agravamento até 10 mil euros das coimas às pessoas coletivas que não cumpram regras de lotação e distanciamento;

– Reforço das ações de fiscalização das forças de segurança e ASAE;

– Obrigatoriedade da utilização da aplicação Stayaway Covid em contexto laboral, escolar, académico, nas Forças Armadas e de segurança e na administração pública.

Leia também: Katia Aveiro em fúria com COVID-19 de Ronaldo: “Maior fraude”

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version