Geral RTP

Polacos criticam Telescola após “erros históricos” sobre o país

Reprodução RTP

Duas aulas do projeto ‘Estudo Em Casa’, da RTP, foram alvo de críticas por parte de cidadãos polacos. Em causa está aquilo a que eles chamam de “falhas históricas” em relação à Polónia. Ambos os casos deram-se no passado dia 20 de abril, nas lições de Português e de História para alunos do 9.º ano de escolaridade.

O primeiro caso deve-se a Nicolau Copérnico, que nasceu na cidade polaca de Toruń, a 19 de fevereiro de 1473, e morreu no mesmo país, em Frauenburgo, a 24 de maio de 1543. No mapa que é possível visualizar no ecrã transmitido pela RTP Memória, relacionado com a época do Renascimento, o astrónomo surge associado a Itália. Na verdade, morou apenas seis anos neste país, entre 1497 e 1503.

Quanto ao segundo caso, é descrito durante a aula que a Polónia trata-se de um “país criado após a Primeira Guerra Mundial, com os tratados que foram estabelecidos na altura, com territórios que foram retirados tanto ao império alemão como ao império russo”. Também aqui, a informação não está correta, uma vez que a origem deu-se no século X, em 966, com o início do Reino dos Piasts.

O que aconteceu depois da Primeira Guerra Mundial, terminada em novembro de 1918, foi a recuperação da independência por parte da Polónia. Deu-se então início à Segunda República, que viria a durar até ao começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Atualmente, este país está na Terceira República. Andrzej Duda é presidente desde 2015.

A Embaixada da Polónia em Lisboa já se pronunciou sobre estas falhas históricas através da rede social Facebook: “Aprendemos com as aulas de Língua Portuguesa que Copérnico era italiano; e o professor de História explicou que a Polónia é um país criado após a Primeira Guerra Mundial (…) Já pedimos à Direção-Geral da Educação a correção urgente dos erros“.

Vídeo da aula de Português (aos 5 minutos)

Vídeo da aula de História (aos 25 minutos)

Dziękujemy bardzo za Waszą czujność. Dziś otrzymaliśmy wiele wiadomości dotyczących emitowanej w telewizji #RTP serii…

Publicado por Ambasada RP w Lizbonie / Embaixada da Polónia em Lisboa em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News