fbpx

Personalidades juntam-se para comentar o futuro da televisão

A Televisão
2 min leitura
Ng3139104
Foto: Diário de Notícias

Num encontro sobre a televisão generalista, intitulado Encontro Notícias TV – Pensar a Televisão, na Escola Superior de Comunicação Social, em Benfica, na terça-feira passada, Daniel Oliveira, da SIC, Júlio Isidro, da RTP, e Teresa Guilherme, da TVI, revelaram a importância da televisão se adaptar às novas tecnologias e às inúmeras plataformas de consumo que se criam, dia após dia.

Com uma plateia de 500 estudantes, e ainda de seis mil espectadores por livestream, Júlio Isidro considera que «a TV generalista morre em 10 anos se não mudar». Uma das hipóteses para esta adaptação é a inserção nas novas formas de ver televisão: o second screen. Além disso, revelam a importância das redes sociais: «O Facebook é um autêntico produtor durante os programas. Vou sendo informada em tempo real do que é dito, comentado, criticado na rede social, é fascinante ter a reação em direto do público», afirma Teresa Guilherme, apresentadora da TVI, ajudada por Daniel Oliveira: «Os operadores de TV vão ter de estar nesse campeonato também. Temos de estar onde as pessoas estão, vai ter de acontecer essa complementaridade. A televisão vai ter de se adaptar, a si e aos seus conteúdos, a esse tipo de plataformas.»

Em relação ao tema dos reality shows, Teresa Guilherme considera que, apesar de ser um programa polémico, revolucionou a televisão, e sente-se satisfeita por ter sido a pioneira em Portugal neste tipo de formatos. Ainda, considera que o grupo da Casa dos Segredos 4 foi o seu melhor de sempre, e defende os concorrentes dos mesmos: «São pessoas normais, que, em circunstancias normais, seriam pessoas normais, aguentam-se muito bem”.

Relembramos que a primeira edição do Encontros Notícias TV – Pensar a Televisão contou com a presença de José Manuel Portugal, diretor de Informação da RTP, Alcides Vieira, da SIC, e José Alberto Carvalho, da TVI. 

Siga-me:
Redactor.