fbpx

Pais do Amaral sai, Prisa procura novos investidores para a Media Capital

David Ferreira
2 min leitura

Miguel_Pais _Do_Amaral

O grupo espanhol está à procura de novos investidores que estejam disponíveis para comprar 30% da empresa de comunicação social portuguesa da qual fazem parte, entre outros meios, a TVI e a Rádio Comercial.

Segundo notícia do semanário Sol, este interesse está diretamente relacionado com os 10% que Pais do Amaral ainda detém da Media Capital, e os quais não irá alargar para os 30% previstos há dois anos aquando da aquisição dessa participação por 35 milhões de euros à Prisa. Ao jornal, o fundador da Media Capital assegura, «Até ao próximo dia 23, duas coisas podem acontecer: vender ou não. Neste momento, não posso dizer, publicamente, o que vai acontecer», relembrando a delicadeza destes temas, pela empresa ser cotada em bolsa, «estes temas têm de ser comunicados, em momento oportuno, à CMVM». Recorde-se que Pais do Amaral regressou à Media Capital em 2011, comprando uma posição minoritária de 10% à Prisa, com a garantia de que em 2012 – prazo entretanto alargado para 23 de fevereiro de 2013 – poderia adquirir mais 20%, perfazendo os tais 30%.

Ainda segundo informações recolhidas pelo semanário, Pais do Amaral vai mesmo vender os 10% aos espanhóis, e a decisão terá sido já comunicada aos mesmos, encontrando-se neste momento à procura de novos parceiros interessados na fatia de 30% que tenciona alienar. Nos possíveis interessados, diz o Sol, poderão estar investidores angolanos, depois de gorada a privatização da RTP, e a Cofina, empresa detentora do Correio da Manhã, o desportivo Record e do Jornal de Negócios, ainda que, apenas aceite comprar uma posição de controlo e não uma participação minoritária.

Por agora, o mais certo é que a partir de dia 23 de fevereiro Pais do Amaral saia novamente da Media Capital, depois de já a ter presidido entre 2000 e 2007, e vendido à Prisa, em 2005.

Moderador do fórum e designer