fbpx

Nuno Santos explica motivo de saída de João Gobern da RTP Informação

A Televisão
3 min leitura

Nuno Santos, diretor de informação da RTP em declarações ao Público, referiu que foi um “erro” da parte de João Gobern e que “houve quebra na confiança com o espetador”.

O diretor de informação disse que as imagens do ex-comentador da Zona Mista a festejar um golo do Benfica em direto “falam por si”. Sobre o motivo que levou à dispensa de João Gobern referiu que o problema não é o facto de este ser do benfica, mas sim a “quebra de confiança com o espetador”.

“Decidi cortar a direito e continuo a achar que foi a decisão adequada”, disse Nuno Santos que refere que faria o mesmo com qualquer outro comentador numa situação semelhante: “um programa de análise e comentário onde os jornalistas/comentadores dispõem de inteira liberdade”.”Só que a liberdade de cada um de nós termina quando conflitua com a de alguém”.

Recorde-se que no passado sábado, João Gobern que formava dupla com Bruno Prata, aproveitou o momento em que este último tinha a palavra para espreitar os últimos momentos do Benfica x Braga e festejou o 2º golo da equipa da casa.

Segundo Nuno Santos, o comentador não deveria ter feito o gesto.” Num espaço publico o João não poderia ter aquele gesto e isso parece-me uma evidencia. Não é sequer o caso da mulher de César. É bem mais do que isso”. “O ponto é termos um programa de comentário desportivo com comentadores livres e não alinhados  e de repente um deles demonstrar a sua posição de forma … inesperada”.

O diretor de informação da RTP disse ainda que houve uma quebra de compromisso: “Quando um gesto, breve é certo, próprio da natureza humana sem duvida, quebra esse compromisso com o espectador é a relação entre a estação e o seu publico que está em causa. O meu dever é zelar por essa relação”.

João Gobern, à mesma publicação referiu que houve contestações  “de espetadores legitimamente ofendidos” como os que iam “aproveitar a oportunidade para se vingar”. Ao ter-se apercebido que apareceu em grande plano a festejar o golo do benfica enviou uma SMS a Nuno Santos a colocar o lugar à disposição.

O ex-comentador da Zona Mista percebeu que a situação não teria volta a dar. “Quando fui convidado para fazer o Zona Mista, as pessoas que me contactaram sabiam qual a minha tendência clubística. E do que tenho visto ao nível de outros comentadores, inclusive aqueles que não divulgam os seus clubes, decisão essa que respeito, não vi nunca que fossem mais isentos e objectivos que eu”. “A única camisola que devia vestir era a da RTP e foi o que fiz”, termina.

Recorde aqui o motivo que levou à dispensa de João Gobern aqui.

 

 

Siga-me:
Redactor.