fbpx
Geral

Novo sistema de audiências televisivas da GfK para fevereiro

Gfk Logo Novo Sistema De Audiências Televisivas Da Gfk Para Fevereiro

Gfk-Logo

 

O sistema de audiometria de audiências da GfK foi fortemente contestado, primeiro pela RTP e depois também pela TVI, que pediram a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para ajudar a solucionar o problema. A GfK está confrontada com a necessidade de alterar o estudo de base a partir do qual selecionou o painel de espectadores onde instalou os audímetros.

De acordo com António Salvador, a GfK estabeleceu o primeiro painel com base no conhecimento da população proporcionado pelo Censos 2001, mas está «agora em condições de introduzir os dados do Censos 2011» e acomodar o novo painel a esta nova realidade. No entanto, a empresa contratada pela CAEM para fazer as audiências televisivas apenas agora, em janeiro e fevereiro, irá introduzir os dados relevantes relativos às taxas de substituição entre a população que passou a ter acesso à televisão por subscrição no processo de passagem para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que se concluiu este ano.

Em declarações à Lusa o presidente da CAEM e administrador do Grupo Impresa com o pelouro Editorial afirma que «Está a correr bem. A GfK [responsável desde março pela medição das audiências televisivas] tem estado a cumprir o programa de alterações. Espero que esteja tudo concluído em fevereiro». O administrador garantiu ainda que a GfK estará em condições de respeitar aquilo que ficou acordado com a CAEM e a própria ERC confirmando que «Estimamos ter 98% das intenções concretizadas no final de fevereiro e a nova grelha estará definitiva a partir de 1 de março».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News