Netflix divulga preferências dos portugueses

4 min leitura

A Netflix mudou a forma de ver televisão e deu aos consumidores o poder de decidir o que querem ver e quando. E não apenas no que às maratonas diz respeito. Agora, é o público quem define e desenha a sua grelha de programação, decidindo o que ver quando o dia nasce e o com que tipo de conteúdo lhes apetece terminar a jornada.

«Durante anos tivemos que moldar a nossa vida em torno da televisão, agora é o oposto», afirma Cindy Holland, vice-presidente de Conteúdos Originais da Netflix. «Demos o controlo aos consumidores e é interessante ver como reagem quando não estão sujeitos a uma grelha de programação definida por horários nobres. É ainda mais interessante ver como este padrão é replicado no mundo inteiro.» Assim, a Netflix revela as preferências dos portugueses. Conheça-as em seguida.

Conteúdo familiar para o pequeno-almoço

Os portugueses elegem o conteúdo familiar para começar o seu dia. Assim, entre as 07h00 e as 10h00, o consumo deste tipo de conteúdos cresce consideravelmente, sendo às 08h00, o momento em que se dá o maior aumento, 106%, em comparação com o resto do dia.

Apesar deste aumento matutino, é importante destacar que em Portugal qualquer momento do dia é bom para desfrutar de séries familiares. Comprovado pelo facto de se manter acima da média entre as 07h00 e as 19h00, face a outros países cujo consumo só ocorre pela manhã. Não há dúvida que os portugueses gostam da companhia matutina de títulos como Uma Série de Desgraças, Beat Bugs ou Skylanders Academy, entre outros.

As refeições servem-se com uma dose de terror

Quando são os espetadores a marcar os horários e não a estação de televisão tradicional, a hora das refeições torna-se no momento ideal para continuar a maratona. Em todo o mundo, a visualização de dramas conta com quase metade das visualizações globais (47%) durante a hora de almoço – do meio-dia às 14h00 – o que significa um aumento de 5% em comparação com o resto do dia.

Porém, é curioso ver como em Portugal as séries de terror estão entre as que tiveram um maior aumento neste intervalo de horas, com cerca de 26% face ao resto do dia. Quem disse que séries como American Horror Story ou Scream são para ver apenas à noite?

Na hora do jantar, os portugueses optam por thrillers

Não surpreende que thrillers como The Walking DeadDexterBreaking Bad e Stranger Things sejam algumas das séries mais vistas à noite em Portugal. A nível mundial este género de conteúdos apresenta um aumento de 27% a partir das 21h00, sendo que em Portugal falamos de 22% comparado com o resto do dia.

Curiosamente, e num estilo totalmente oposto, a partir da 01h00 a comédia começa a ter protagonismo, atingindo o pico máximo de visualizações às 05h00 (28%).

Assim podemos afirmar que a determinado momento da noite trocamos Dexter ou Demogorgon (Stranger Things) por Kimmy Schmidt (The Unbreakable Kimmy Schmidt), Ross Geller (Friends) ou Dev Shah (Master of None).

Os noctívagos preferem aprender

O estudo revelou também outros dados bastante curiosos. Globalmente, 15% do streaming acontece entre a meia-noite e as 6h00, sendo que em países como o Japão e a Coreia do Sul esta percentagem sobe até aos 21%.

Mas o que estes noctívagos vêem pode não ser o que se espera. Documentários, tais como Chef’s TableMaking a Murderer e Planet Earth fazem sucesso a essas horas, tendo um aumento de visualizações de 24%. Em Portugal aumenta para 35%, às 05h00.

Redatora e cronista
Exit mobile version