fbpx

Netflix divulga preferĂȘncias dos portugueses

Diana Casanova
4 min leitura

A Netflix mudou a forma de ver televisĂŁo e deu aos consumidores o poder de decidir o que querem ver e quando. E nĂŁo apenas no que Ă s maratonas diz respeito. Agora, Ă© o pĂșblico quem define e desenha a sua grelha de programação, decidindo o que ver quando o dia nasce e o com que tipo de conteĂșdo lhes apetece terminar a jornada.

«Durante anos tivemos que moldar a nossa vida em torno da televisĂŁo, agora Ă© o oposto», afirma Cindy Holland, vice-presidente de ConteĂșdos Originais da Netflix. «Demos o controlo aos consumidores e Ă© interessante ver como reagem quando nĂŁo estĂŁo sujeitos a uma grelha de programação definida por horĂĄrios nobres. É ainda mais interessante ver como este padrĂŁo Ă© replicado no mundo inteiro.» Assim, a Netflix revela as preferĂȘncias dos portugueses. Conheça-as em seguida.

ConteĂșdo familiar para o pequeno-almoço

Os portugueses elegem o conteĂșdo familiar para começar o seu dia. Assim, entre as 07h00 e as 10h00, o consumo deste tipo de conteĂșdos cresce consideravelmente, sendo Ă s 08h00, o momento em que se dĂĄ o maior aumento, 106%, em comparação com o resto do dia.

Apesar deste aumento matutino, Ă© importante destacar que em Portugal qualquer momento do dia Ă© bom para desfrutar de sĂ©ries familiares. Comprovado pelo facto de se manter acima da mĂ©dia entre as 07h00 e as 19h00, face a outros paĂ­ses cujo consumo sĂł ocorre pela manhĂŁ. NĂŁo hĂĄ dĂșvida que os portugueses gostam da companhia matutina de tĂ­tulos como Uma SĂ©rie de Desgraças, Beat Bugs ou Skylanders Academy, entre outros.

As refeiçÔes servem-se com uma dose de terror

Quando sĂŁo os espetadores a marcar os horĂĄrios e nĂŁo a estação de televisĂŁo tradicional, a hora das refeiçÔes torna-se no momento ideal para continuar a maratona. Em todo o mundo, a visualização de dramas conta com quase metade das visualizaçÔes globais (47%) durante a hora de almoço – do meio-dia Ă s 14h00 – o que significa um aumento de 5% em comparação com o resto do dia.

Porém, é curioso ver como em Portugal as séries de terror estão entre as que tiveram um maior aumento neste intervalo de horas, com cerca de 26% face ao resto do dia. Quem disse que séries como American Horror Story ou Scream são para ver apenas à noite?

Na hora do jantar, os portugueses optam por thrillers

NĂŁo surpreende que thrillers como The Walking Dead, Dexter, Breaking Bad e Stranger Things sejam algumas das sĂ©ries mais vistas Ă  noite em Portugal. A nĂ­vel mundial este gĂ©nero de conteĂșdos apresenta um aumento de 27% a partir das 21h00, sendo que em Portugal falamos de 22% comparado com o resto do dia.

Curiosamente, e num estilo totalmente oposto, a partir da 01h00 a comédia começa a ter protagonismo, atingindo o pico måximo de visualizaçÔes às 05h00 (28%).

Assim podemos afirmar que a determinado momento da noite trocamos Dexter ou Demogorgon (Stranger Things) por Kimmy Schmidt (The Unbreakable Kimmy Schmidt), Ross Geller (Friends) ou Dev Shah (Master of None).

Os noctĂ­vagos preferem aprender

O estudo revelou também outros dados bastante curiosos. Globalmente, 15% do streaming acontece entre a meia-noite e as 6h00, sendo que em países como o Japão e a Coreia do Sul esta percentagem sobe até aos 21%.

Mas o que estes noctĂ­vagos vĂȘem pode nĂŁo ser o que se espera. DocumentĂĄrios, tais como Chef’s Table, Making a Murderer e Planet Earth fazem sucesso a essas horas, tendo um aumento de visualizaçÔes de 24%. Em Portugal aumenta para 35%, Ă s 05h00.

Redatora e cronista