fbpx

Multa de 2400 euros! Mamadou Ba perde processo contra Mário Machado

Defesa de Mamadou Ba vai apresentar recurso.

Duarte Costa
1 min leitura

Mamadou Ba, ativista antirracista e tradutor luso-senegalês, foi condenado ao pagamento de uma multa de 2400 euros por ter difamado Mário Machado, um dos fundadores e antigo dirigente da Frente Nacional, antigo membro do grupo Hammerskins Portugal e fundador e ex-dirigente do movimento nacionalista Nova Ordem Social.

Em causa, o facto de ter escrito nas redes sociais que o militante neonazi foi “uma das figuras principais do assassinato de Alcindo Monteiro“, em 1995, no Bairro Alto, em Lisboa.

A advogada de Mamadou Ba já anunciou que vai recorrer para o Tribunal da Relação e, em última instância, para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Nas alegações finais, o Ministério Público sublinhou que “não se pode dizer que os condenados e as pessoas que estiveram presas não têm direito à honra“. Já Mamadou Ba reiterou que “Mário Machado teve um papel central na promoção da violência política que esteve na origem da morte de Alcindo Monteiro e ainda continua a ter no contexto atual” por este se assumir “como um combatente nacionalista, orgulhosamente filiado ao supremacismo branco“.

Leia também: Mamadou Ba chama “suínos” aos deputados do Chega! Ofendidos avançam com queixa-crime