fbpx

Mulher velada apresenta pela primeira vez jornal na televisão pública do Egito

A Televisão
1 min leitura

 

4 Nic6128612 Mulher Velada Apresenta Pela Primeira Vez Jornal Na Televisão Pública Do Egito

A jornalista Fatma Nabil tornou-se na primeira mulher do Egito a apresentar o noticiário da televisão estatal usando um véu.

A jornalista que protagonizou um feito ao aparecer, no ecrã com o «hijab» (véu islâmico), considerou que, com este passo, se corrige “uma situação estranha e anormal” no Egito, onde a maioria das mulheres usa véu, condenando a política seguida pela televisão durante o mandato de Hosni Mubarak e os seus antecessores, quando as mulheres veladas eram convidadas a assumir postos longe das objetivas das câmaras.

“A jornalista velada era discriminada”, afirmou Fatma Nabil, em declarações à EFE depois da transmissão que constitui um marco histórico do Egito desde a revolução e da entrada de Salah Abdel-Maksoud, o novo ministro da informação.

“É uma vitória da Revolução de 25 de Janeiro, uma liberdade individual e um direito previsto na constituição” declarou Ibrahim al Sayad em declarações à Al Jazeera.

De acordo com a agência de notícias oficial egípcia, Mena, outras jornalistas aparecerão com o véu na mesma e em outras estações públicas de televisão nos próximos dias, pondo fim a uma política que a televisão estatal reforçou ao longe de meio século de história.

Siga-me:
Redactor.