fbpx
Geral

Morreu José Saramago

O escritor português, morreu hoje, vitima de cancro às 12h45 (hora portuguesa), Saramago encontrava-se na sua casa em Lanzarote(Canárias, Espanha). Entre outros prémios, destaca-se o Prémio Nobel da Literatura que recebeu em 1998.

Nascido a 16 de Novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, cedo mostrou grande aptidão para a escrita, tendo publicado o seu primeiro livro aos 25 anos. Durante vários anos trabalha numa editora,onde exerce várias funções de chefia. Colabora também com a revista Seara Nova como critico literário. Até 1976 trabalha em vários jornais, entre os quais o Diário de Notícias como director-adjunto, a partir desse mesmo ano começa a viver apenas da escrita, primeiro como tradutor e depois como escritor.

Em 1980, alcançou notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como o seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.

Em 1991, publica «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo Governo – o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até hoje. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.

Uma das obras de Saramago, “Ensaio Sobre a Cegueira”, foi adaptado para a sétima arte. O último livro do escritor foi “Caim” e instalou a polémica pela sua visão dos assuntos da Igreja.

O TV Universo dá o seu profundo pesar pela morte desta grande figura da literatura portuguesa.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News