fbpx
Geral

Ministra da Cultura não quer os artistas a trabalharem gratuitamente

Manuel Luis Goucha Graça Fonseca Ministra Da Cultura Não Quer Os Artistas A Trabalharem Gratuitamente
Instagram

Graça Fonseca esteve esta sexta-feira no programa ‘Você na TV’, da TVI, e pronunciou-se sobre o panorama atual da cultura em Portugal.

No seu entender, este será “um verão muito atípico”, quase sem qualquer tipo de turismo externo, e é necessário, por isso, “reinventar a programação cultural em todo o país“. Depois, explicou alguns pormenores sobre a dura “batalha com três frentes” em que tem estado envolvida para conseguir garantir condições para os artistas.

A primeira frente foi garantir, sempre, que em todas as medidas aprovadas pela área da Segurança Social, da Economia, das Finanças, tivessem sempre normas flexíveis para que todos os artistas, técnicos, trabalhadores independentes desta área estivessem sempre abrangidos. Foi uma batalha conseguida”, garantiu.

Os apoios sociais são elegíveis a pessoas que descontaram três meses ou seis meses interpolados, e esta semana, em Conselho de Ministros, foi alargado para quem não tenha feito descontos ao longo dos últimos 12 meses“, acrescentou.

A ministra da Cultura disse ainda que vão ser definidas regras para que, a partir de junho, seja possível a existência de alguns eventos culturais, apesar de ter ficado já definido, por exemplo, que não será realizado qualquer festival de verão até, pelo menos, o próximo dia 30 de setembro.

Por fim, frisou ainda que o trabalho dos artistas não pode ser gratuito. Recorde-se que alguns têm dado concertos online ou até mesmo à varanda. “Temos de terminar com isso. Não há nenhuma razão para que o trabalho dos artistas não seja remunerado“, rematou.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News