fbpx

Médico português nos EUA dá 5 conselhos essenciais na luta contra o COVID-19

Duarte Costa
2 min leitura
Reprodução

Ricardo Soares, médico português que trabalha atualmente nos Estados Unidos, confessou a Júlia Pinheiro, da SIC, que a pandemia de COVID-19 já o obrigou a ter de cancelar cirurgias a doentes portadores de um cancro maligno.

O testemunho deste profissional de saúde foi partilhado pela apresentadora no blogue que esta gere em nome próprio. Pode ser lido já de seguida.

Qualquer pessoa pode estar infetada por Coronavírus: com tosse ou sem tosse; tosse seca ou com expetoração; com nariz entupido ou a respirar bem; com febre, febrícula ou temperatura normal; diarreia ou obstipação; perda de olfacto ou a cheirar bem. O que têm que fazer é o seguinte:

1 – FIQUEM EM CASA;

2 – FIQUEM EM CASA;

3 – Tomar Paracetamol / Ben-u-Ron 1 grama, se tiverem febre, num máximo de 4 vezes por dia;

4 – Ligar para a Saúde 24 se a febre não baixa ou se ficarem com dificuldade em respirar;

5 – Não sair de casa para ir passear na marginal da praia, ir ao café ou ir visitar os avós/pais idosos, se não houver necessidade para tal.

Se acharem que isto é um exagero, pensem que esta semana eu tive de cancelar quatro cirurgias em doentes com cancro (Sim, CANCRO! MALIGNO!) porque não era seguro para os doentes irem ao hospital. E eles compreenderam. Se eles entendem, qualquer um entende a importância de ficar em casa, MESMO QUE NÃO TENHAM SINTOMAS NENHUNS!” (Ricardo Soares)

PUBLICAÇÃO AQUI