fbpx
Geral

“Maior romaria de Portugal” cancelada! Organização tenta meios alternativos

Festas De Nossa Senhora Dagonia Viana Do Castelo &Quot;Maior Romaria De Portugal&Quot; Cancelada! Organização Tenta Meios Alternativos
Reprodução

Dizem que é “a maior romaria de Portugal” e deveria realizar-se entre os dias 19 e 23 de agosto. No entanto, as festas de Nossa Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, não vão decorrer do modo planeado.

Em comunicado, a Câmara Municipal informou que, após reunião com todas as entidades responsáveis pela organização da romaria, foi determinado que “não existem condições para a realização das festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia nos moldes de anos anteriores“.

Ainda assim, tal não significa que o principal dia, 20 de agosto, não seja comemorado na cidade. No mesmo texto, é referido que “as celebrações litúrgicas no santuário de Nossa Senhora da Agonia, a 20 de agosto, serão realizadas com todos os condicionalismos de representação presencial que forem autorizados pelas autoridades de saúde, os normativos do Governo e orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, utilizando para efeito os meios alternativos disponíveis (rádio, televisão e digital)“.

Deste modo, será possível “que os devotos possam, na segurança de suas casas, acompanhar e celebrar o dia da padroeira“, que por norma é o mesmo dia em que é realizada, todos os anos, a famosa procissão ao mar.

Leia aqui o comunicado completo:

O Presidente e respetiva Comissão Executiva das Festas de Nossa Senhora da Agonia, a VianaFestas, a Real Confraria de Nossa Senhora da Agonia, a Presidente da VianaFestas, o Pároco de Monserrate e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reuniram hoje para analisar a recente evolução de toda a informação à Pandemia da Covid-19, de todas as informações emanadas pelas autoridades de saúde, as orientações do Governo relativamente a eventos públicos ou em espaço público e também as orientações do Bispo Diocesano e da Conferência Episcopal Portuguesa, de forma a tomar uma posição sobre a realização da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em agosto.

Face às orientações de todas as entidades e instituições e com o maior sentido de responsabilidade social e com o profundo respeito pela segurança e saúde dos cidadãos, entenderam as entidades presentes nesta reunião que não existem condições para a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia nos moldes de anos anteriores.

As entidades presentes consensualizaram ainda que serão cumpridos todos os normativos e todas as orientações e natural prudência para garantir todas as condições sanitárias mas salvaguardando, no entanto, o cerne da homenagem à padroeira Nossa Senhora da Agonia.

Assim, a programação das festas de Viana do Castelo assumirá novos moldes, adequados às novas circunstâncias vividas e às restrições impostas, pelo que as celebrações litúrgicas no santuário de Nossa Senhora da Agonia a 20 de Agosto serão realizadas com todos os condicionalismos de representação presencial que forem autorizados pelas autoridades de saúde e os normativos do Governo e orientações da Conferência Episcopal Portuguesa, utilizando para efeito os meios alternativos disponíveis (rádio, televisão e digital) para que os devotos possam, na segurança de suas casas, acompanhar e celebrar o dia da padroeira.

A Comissão de Festas irá igualmente preparar um conjunto de propostas, utilizando os mesmos meios digitais e de comunicação, para assinalar os principais momentos da Romaria de forma a que nas suas casas, em Viana do Castelo, em Portugal e na Diáspora, possam ser assinalados os momentos altos da programação das festas.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News