fbpx
Geral

Liga Zon Sagres vai voltar aos canais de sinal aberto

Liga Zon Sagres Logo Liga Zon Sagres Vai Voltar Aos Canais De Sinal Aberto

Liga Zon Sagres LogoA lista de eventos desportivos de interesse público vai voltar a contar com a emissão de um jogo por jornada da Liga portuguesa de futebol em canais de sinal aberto. A Liga de futebol voltou a ser incluída nesta lista, de onde tinha saído em 2012, quando Miguel Relvas era ministro da tutela.

Em 2012, a saída da Liga de futebol da lista de eventos desportivos de interesse público foi justificada com o contexto de crise do sector da comunicação social. Esta crise impedia os canais de sinal aberto (RTP, SIC e TVI) de adquirirem estes direitos, devido aos constrangimentos financeiros que os grupos de media atravessam. Nesse ano, nenhum dos canais apresentou propostas a Joaquim Oliveira – detentor destes direitos – para a aquisição de um jogo semanal da Liga em sinal aberto. Tal não ocorreu, pela primeira vez, na última década. O último contrato de emissão de um jogo semanal da Liga foi negociado por Joaquim Oliveira e a TVI, válido até à temporada 2011-12, tendo envolvido valores na ordem dos oito milhões de euros por ano.

Agora, a lista definitiva já foi elaborada pelo ministro com a tutela da comunicação social, Miguel Poiares Maduro, onde leva à concretização de um objetivo já expresso pela administração da RTP: voltar a ter um jogo por semana do campeonato nacional de futebol em sinal aberto na RTP1. O gabinete de Poiares Maduro não confirmou ao Expresso a decisão, mas informa que o ministro solicitou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), esta semana, que se pronunciasse sobre a lista atualizada de eventos desportivos que devem ter assegurada a emissão televisiva em sinal aberto. Assim que a ERC aprovar a lista, a mesma será publicada em Diário da República, o que deverá acontecer até ao final deste mês.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News