fbpx

Imagens chocantes mostram idosa a ser agredida por dona de lar ilegal no Algarve

A Televisão
3 min leitura

As imagens foram captadas num lar ilegal, em Loulé e chocam pela dureza das palavras e pela violência exercida à idosa por parte da dona do lar.

As imagens chocantes mostram as agressões à idosa, de 76 anos, que passava dias inteiros a varrer o pátio do lar, mesmo quando não havia nada para varrer.

Nas imagens divulgadas no programa ‘Casa Feliz’, da SIC, desta quinta-feira, 13 de outubro, mostram uma utente a ser agredida física e verbalmente, humilhada e ameaçada pela dona do lar ilegal, na localidade de Betunes, perto de Loulé, Algarve. Enquanto esta varre o pátio do lar ilegal, a dona vai até perto dela e começa a insultá-la, a dizer que não sabe apanhar o lixo, que é “uma velha”, “uma sonsa de merda” e que “só serve para comer”. Noutras imagens vê-se ainda a dona do lar a retirar a vassoura das mães da idosa e a agredi-la com o cabo de madeira.

Outro momento chocante mostrado é quando a idosa é forçada fazer as suas necessidades no pátio, para dentro de um balde, sob a supervisão da dona do lar.

As imagens divulgadas chegaram também às autoridades que agiram de imediato. Na passada segunda-feira (10), a GNR de Loulé deteve a agressora “em flagrante delito”, revela o ‘Casa Feliz’, e encerrou o estabelecimento. A GNR e os bombeiros de Loulé retiraram os seis idosos, cinco mulheres e um homem das instalações.

Hernâni Carvalho mostrou no programa ‘Casa Feliz’, o ofício da Segurança Social de 28 de abril de 2022 que decretava “o encerramento compulsivo” deste lar ilegal. “Decreta-se o encerramento imediato de um estabelecimento sem denominação com as seguintes características: estrutura residencial para pessoas idosas e centro de dia, com fins lucrativos, não licenciado, funcionando sob propriedade da dona Donzília e instalado no sítio de Betunes“, citou o comentador. “Foram encontradas deficiências graves nas condições de instalação, segurança, salubridade, higiene e conforto, representando perigo para os utentes e para a sua qualidade de vida”.

Depois da receção do ofício, a dona do lar ilegal tinha 30 dias para cumprir o determinado, mas não o fez.

Veja aqui as imagens do vídeo.

Idosa-Agredida-Lar-Ilegal-Algarve-1 Idosa-Agredida-Lar-Ilegal-Algarve-2

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.