Geral

Formatos infantis podem prejudicar as crianças

tvi rtp sic

Os formatos infantis de grande entretenimento tem sido uma grande aposta por parte dos canais generalistas. Os Pequenos Gigantes (TVI), Masterchef Junior (TVI), Peso Pesado Teen (SIC), e Chefs’ Academy Junior (RTP 1) têm sido as apostas mais recentes, nesse segmento, das estações em sinal aberto. O crítico de televisão e professor universitário Eduardo Cintra Torres, salienta que os jovens «são um dos meios usados pela televisão generalista para atrair audiências», em declarações ao CM.

«Quanto menor a exposição das crianças melhor para o seu crescimento psicológico saudável, dado que mesmo uma exposição mediática positiva pode eventualmente ter consequências negativas», refere o crítico de televisão. Já para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, considera que «há idades (para aparecer na televisão), que podem ser mais complicadas, como a puberdade, tendo por isso uma influência negativa para os jovens».

A pedopsiquiatra é da opinião que os pais negoceiam a imagem dos filhos. Já para Cintra Torres «o maior risco é o da exposição mediática correr mal, nomeadamente, em direto». Ana Vasconcelos acha importante o acompanhamento parental para «prevenir certas situações».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
super Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
super
Visitante
super

Chefs’ Academy Kids é que é o nome do formato da RTP1!

ATV News