fbpx

Festival Eurovisão com mais países a desistir

A Televisão
2 min leitura
O festival bateu o seu recorde negativo.

Eurovision

O Festival Eurovisão da Canção 2013 vai contar com muitas ausências entre o painel de participantes  Depois de Portugal  também a Polónia, a Eslováquia e a Bósnia-Herzegovina desistiram do certame por dificuldades financeiras. Grécia e Chipre podem seguir-se com a mesma decisão, devido à crise financeira que assola os países europeus.

A Turquia, assumiu a sua desistência na participação no certame do próximo ano, por não concordar com o  novo sistema de voto que resulta da combinação dos votos de um júri internacional e dos telespetadores e considerar injusta a qualificação automática dos «Cinco Grandes»(Reino Unido, a Alemanha, a França, a Espanha e a Itália), que se qualificam automaticamente para a final do Festival, independentemente da posição alcançada do ano anterior, por serem os países que mais contributo financeiro dão para o evento.

Apesar das desistências, a festa da música promete ter vários motivos de atração. A Suíça ponderá a  atuação do mais idoso músico alguma vez a concurso, o contrabaixista suíço Emil Ramsauer, de 94 anos que integra o coletivo Heilsarmee, a banda do Exército de Salvação escolhida pelo público helvético para representar a Suíça. A aposta pretende trazer de volta um título que foge à Suíça  desde 1988, ano em que Celine Dion venceu o certame europeu.

No entanto, a participação da banda do Exército de Salvação ainda terá que ser oficialmente aceite, uma vez que não são permitidas canções políticas.Recorde-se que já em 2009, a Geórgia viria a desistir da competição depois de a sua canção ter sido banida por conter referências diretas a Vladimir Putin.

O Festival  Eurovisão da Canção realiza-se em maio, em Malmo, na Suécia, o país organizador e com participação garantida por ter vencido a última edição do certame.

Siga-me:
Redactor.