fbpx

Esclarecimento: Jornal de Espanha diz que gripe espanhola pode ser… Americana!

Duarte Costa
1 min leitura
Reprodução

Chamam-lhe a gripe espanhola. Foi uma pandemia que assolou o mundo entre 1918 e 1920 e que provocou a morte a mais de 50 milhões de pessoas. A origem, contudo, poderá não ter sido em Espanha, mas sim nos Estados Unidos.

Numa altura na qual muito se tem comparado o atual surto de COVID-19 à conhecida ‘gripe espanhola’, o jornal El País veio esclarecer que não há qualquer prova de que essa doença tenha nascido em Espanha.

“Os cientistas não conseguiram identificar o foco da sua origem. No entanto, a pesquisa concorda que a hipótese mais plausível é que o vírus se tenha originado nos Estados Unidos, no remoto condado de Haskell, em Kansas. Nenhuma das conjeturas dos especialistas alude a uma origem espanhola da epidemia devastadora”, lê-se numa publicação colocada online por esse mesmo órgão de comunicação.

De acordo com a investigação feita por esse diário, “a neutralidade” apresentada por Espanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pode ser a principal responsável por um batismo que, segundo a mesma publicação, é “imerecido”.