fbpx

Enfermeiro revela últimas palavras de doente: “É de longe a pior coisa que vi”

Vanessa Jesus
2 min leitura
Reprodução Facebook

Um enfermeiro de um hospital em Nova Iorque, a zona mais afetada nos Estados Unidos, revelou as palavras de um doente de Covid-19, quando estava prestes a receber o ventilador. Derrick Smith recorreu às redes sociais com este drama para chamar atenção do que passa com muitos doentes vítimas desta doença. 

“As últimas palavras que nunca esquecerei”, começou por escrever no Facebook, revelando de seguida as últimas palavras de doente de Covid-19, quando estava prestes a receber o ventilador. “Quem vai pagar isso?”, questionou o paciente.

“[O paciente] estava com problemas respiratórios graves, tinha dificuldade em falar, mas, mesmo assim, a sua principal preocupação era quem iria pagar o procedimento que poderia ajudá-lo a viver”, explicou o enfermeiro. Uma vez que sabiam que não tinha grandes hipóteses de sobreviver, o profissional de saúde e os seus colegas ligaram à mulher dele para se despedirem.

O enfermeiro afirma que 80% dos doentes graves de Covid-19 que são colocados com ventilador morrem. No caso deste doente em específico, não sabe se sobrevive, apesar de achar que isso seria “muito improvável”.

“Esta situação é de longe a pior coisa que vi nos meus 12 anos coletivos de cuidados críticos e anestesia. Ter que ouvir um paciente moribundo a usar as suas últimas palavras para se preocupar com as finanças de saúde”, concluiu.

“Who’s going to pay for it?”Last words I’ll never forget // the response my patient gasped out (between labored…

Posted by Derrick Smit on Friday, April 3, 2020

Relacionado: