fbpx

Enfermeiro português que tratou Boris Johnson faz testemunho comovente

Duarte Costa
2 min leitura
Redes Sociais

Luís Pitarma, enfermeiro que prestou auxílio a Boris Johnson, ficou muito “comovido” quando soube que o primeiro-ministro britânico gravou um vídeo a agradecer os cuidados de saúde prestados.

Através de uma nota de imprensa divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o jovem português explicou alguns detalhes sobre como tudo aconteceu.

“Eu estava a vestir o meu equipamento, antes do meu turno à noite, quando me chamaram e disseram que o primeiro-ministro [britânico] estava prestes a entrar na Unidade de Cuidados Intensivos. Fui escolhido para tratar dele porque tinham confiança em como lidaria bem com a situação”, revelou.

Dado o elevado cargo de Boris Johnson, Pitarma não se sentiu totalmente à vontade. “Senti-me bastante nervoso no início. A responsabilidade era esmagadora”, confessou. Não sabia, sequer, como se poderia dirigir ao paciente. “Devo tratá-lo por Boris, senhor Johnson ou primeiro-ministro? O meu chefe acalmou-me e disse-me para ser eu mesmo”.

O voto de confiança tranquilizou-o. E o pedido do primeiro-ministro também. “Perguntei como é que ele gostaria de ser chamado e ele disse-me para lhe chamar Boris. Isso fez-me sentir menos nervoso porque ele retirou qualquer formalidade”, contou.

Luís Pitarma não consegue esquecer a mensagem de agradecimento que, mais tarde, seria feita. “Deixou-me bastante comovido. Fiquei realmente surpreendido, mas muito feliz. Eu nunca pensei que teria um destaque assim”, confessou.