fbpx

Economia e política entre os temas favoritos nos noticiários televisivos em 2012

A Televisão
2 min leitura

Audiencias

Temas económicos e políticos foram os temas mais divulgados pelos noticiários televisivos portugueses em 2012. De acordo como os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, RTP1, RTP2, SIC e TVI apresentaram durante o ano passado uma grelha temática com algumas diferenças face ao ano anterior.

Em 2012 os canais de sinal aberto emitiram mais notícias, cerca de 4.6% e deram mais tempo à informação, mais 3.1% face ao ano de 2011. A tendência confirma assim a subida de todas as temáticas que aumentaram quer o número de notícias quer a sua duração com exceção feita às notícias internacionais e sobre política.

No primeiro lugar encontram-se as notícias de âmbito nacional,  que registaram um total de 60 997 matérias, um valor que corresponde a 68.7% do total de notícias do ano com uma duração de  2 290 horas de informação anual, o que equivale a 80.8% do total de matérias em análise.

A sociedade foi o segundo tema mais frequente, com 50 357 matérias emitidas pelos canais em sinal aberto. Com 27 718 e 26 053 notícias Economia/Empresas e Política, respetivamente, foram as outras matérias mais abordadas nos programas regulares de informação neste período, configurando uma conjuntura um pouco diferente do observado no ano anterior, quando a política se sobrepôs à economia.

Em duração, as notícias de sociedade ocuparam 1 905 horas, economia/empresas 1 019 e política 923 horas em termos de matérias em análise.Relativamente ao número de notícias, os temas que mais cresceram foram cultura/espetáculo e justiça que cresceram respectivamente 45.9% e 35.7%.

Quando comparados com o ano passado no que à duração das notícias diz respeito, foi também nestes temas que se observou um maior aumento relativo, com mais 50.2% de tempo informativo dedicado à cultura/espetáculo e mais 35.1% dedicado à  temática da justiça.

 

Siga-me:
Redactor.