fbpx

Debate Passos Coelho/Costa: saiba o que vai acontecer esta noite

A Televisão
2 min leitura
Foto: Jornal de Notícias
Rtp, Sic E Tvi Unem-Se Para Elucidar Os Portugueses Sobre As Intenções Dos Dois Líderes Dos Principais Partidos Que Vão A Votos No Dia 4 De Outubro
RTP, SIC e TVI unem-se para elucidar os portugueses sobre as intenções dos líderes dos dois principais partidos que vão a votos no dia 4 de outubro

Hoje, 9 de setembro, acontece uma iniciativa inédita na televisão portuguesa. Pedro Passos Coelho, líder da coligação PSD/CDS-PP, e António Costa, líder do PS, estarão frente-a-frente num debate exibido nos três canais generalistas, RTP, SIC e TVI em simultâneo e que pretende elucidar os portugueses antes das eleições legislativas que acontecem no dia 4 de outubro.

O modelo de debate nunca antes feito em Portugal conta com a moderação de três jornalistas representativos dos três canais em sinal aberto. João Adelino Faria pela RTP, Clara de Sousa pela SIC e Judite Sousa pela TVI. «Vamos procurar que o nosso debate seja esclarecedor e que as nossas perguntas suscitem esse esclarecimento e reflitam, de certa forma, a opinião pública relativamente aos grandes temas nacionais», explicou a jornalista da TVI à RTP.

Tudo foi sorteado entre os três moderadores de forma a não ceder a nenhum favoritismo. Desde a ordem de entrada e saída dos candidatos, às perguntas e temas abordados, até quem os coloca. «Foi simplesmente fazer o sorteio de quem começa, quem termina. Entre nós também. Distribuímos as perguntas, sabemos o que cada um faz e ninguém interfere no trabalho do outro», esclarece a pivô do jornal da SIC. Cada jornalista fará questões sobre 3 temas em que o tempo de perguntas e respostas são contados ao segundo.

«O que interessa é que quem esteja lá em casa sentado possa dizer: fiquei mais esclarecido, mais esclarecida», disse João Adelino Faria à jornalista da RTP, Ana Sofia Rodrigues. O primeiro e único debate que opõe Pedro Passos Coelho e António Costa é exibido a partir das 20h25 em direto do Museu da Eletricidade em Lisboa.

Siga-me:
Redactor.