fbpx

Covid-19! Nuno Markl e Jessica Athayde reagem ao testemunho de Gustavo Carona

Duarte Costa
4 min leitura
Instagram

Gustavo Carona, médico na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, voltou a apelar à consciência de toda a população, esta terça-feira à noite, no ‘Como É Que O Bicho Sabe?’ de Bruno Nogueira.

A conversa entre Gustavo Carona e Bruno Nogueira chegou a ser vista por 115 mil internautas, ao mesmo tempo, e o profissional de saúde voltou a recordar a situação catastrófica que existe nos hospitais de todo o país. Os números falam por si. Só de segunda para terça-feira, morreram mais 218 pessoas vítimas da doença. Já são mais de 9 mil desde o início da pandemia. Pelo menos 1% da população está doente.

Pouco depois do término do “programa”, Bruno Nogueira partilhou o vídeo da entrevista a Gustavo Carona. E houve figuras públicas que o comentaram. Jessica Athayde e Nuno Markl são alguns exemplos.

Nuno Markl:

Estou a tentar disciplinar-me para não dizer bem de umas pessoas, dizendo mal de outras. Há que meter travão no ódio, que nada se ganha com ele: só se perde mais e mais. Por isso, não vou bater mais naqueles que acham que é tudo um exagero, que é só uma gripe, que é uma conspiração.

Opto, em vez disso, por louvar pessoas como o Gustavo Carona, médico na linha da frente do combate ao coronavírus, que esta noite, no ‘Como É Que O Bicho Mexe?’, com coração e sensatez, fez um retrato muito claro e muito humano de uma catástrofe que todos podemos ajudar a combater. O Bruno Nogueira vai disponibilizar esta sessão do ‘Bicho’ para consulta urgente de todos os que não tenham visto o direto.

Um detalhe importante e precioso: durante todo o depoimento sério do Gustavo, o número de espectadores foi subindo, nunca esmoreceu. Emocionante perceber isso. Que seja um sinal – por pequeno que possa ser – de esperança“.

Jessica Athayde:

Hoje, não consegui ver o ‘Bicho’ em direto. Aliás, cheguei mesmo na parte final, a parte relaxante do Filipe Melo. Mas, felizmente, o Bruno deixou o direto à disposição de todos. Não consigo partilhar no feed, então roubei a fotografia.

Depois de ver esta conversa dura e honesta com o doutor Gustavo, que está na linha da frente, nem sei como se dorme hoje ou amanhã ou enquanto continuarmos neste buraco. Diariamente, vejo vídeos de miúdos em festa, pessoas a passearem sem máscara, contactos desnecessários, e pergunto-me sempre: «será que estas pessoas estão a ver as mesmas notícias do que eu?».

O número de infetados e mortes diárias? Andamos todos na luta para ter alguma sanidade mental, mas o que são as nossas angústias comparadas com quem luta diariamente nos hospitais por aqueles que precisam? Que merda, isto tudo, e que merda continuarem a existir pessoas que optam por ignorar a catástrofe que estamos todos a viver.

Fiquem em casa, cumpram com as regras, votem no domingo e façam as escolhas certas. Vídeo disponível no feed do Bruno Nogueira. Boa noite. Agora, vou tomar um Victan“.

Leia também:

Em pânico com a Covid-19, Liliana Campos deixa um alerta a toda a população

Notícia de outubro! COVID rebenta hospitais: “Há pessoas que vão morrer e não precisavam de morrer”