fbpx
Geral

Covid-19! Elixir bucal pode ajudar no combate ao novo coronavírus

Covid-19, Pandemia, Vacina Covid-19
Reprodução

Para além do distanciamento social, da utilização de máscara de proteção ou da desinfeção das mãos, há um produto que pode ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento da doença de Covid-19.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, alguns tipo de elixires bucais podem neutralizar o novo coronavírus.

Para já, foram testadas sete marcas diferentes. O que se fez foi expor os produtos ao vírus, durante cerca de 30 segundos, em condições laboratoriais e com uma simulação da cavidade oral e nasal num tubo de ensaio. Segundo a equipa que fez o estudo, os elixires bucais com pelo menos 0,007% de cloreto de cetilpiridínio obtiveram resultados promissores.

Ainda assim, este método ainda não será, pelo menos nesta fase, incluído como medida de prevenção. Isto porque é necessário que, numa próxima fase dos testes, ver se funcionam em doentes.

Em breve, será realizado um ensaio clínico, no Hospital Universitário do País de Gales, para determinar se o elixir ajuda a reduzir os níveis do vírus na saliva de infetados com a Covid-19 e durante quanto tempo é que duram esses efeitos.

Em Portugal, só uma das marcas que foram submetidas a testes é que está à venda. Trata-se da Listerine.

Leia também: Alexandra Borges arrasa jornalista da TVI e gera um “motim” nas redes sociais

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News