Conheça os canais portugueses mais pirateados na internet

2 min leitura

internet-tv-1

Além dos quatro canais generalistas, RTP1. RTP2, SIC e TVI, as emissões do canal premium Sport TV, da Benfica TV, e o canal dedicado ao «Secret Story»,exclusivo da MEO, foram as emissões mais pirateadas durante o ano passado, avança o jornal Correio da Manhã citando dados do Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (Mapinet), empresa que regula os direitos da empresas do setor.

Em declarações ao Correio da Manhã, Rudolf Gruner, diretor-geral da Media Capital Digital, empresa que detém a TVI, avança que se preparam medidas em parceria com o Mapinet para combater o problema. «Um dos serviços que oferecemos com ‘Secret Story’ é a subscrição do canal em direto na internet, nos serviços móveis e no PC. Infelizmente o conteúdo está disponível, de forma gratuita, na internet», explicou o responsável.

O fenómeno vai ainda mais longe quando o gestor revela que experimentou aceder a um daqueles websites piratas e verificou que, «num determinado momento, estavam cerca de 5 mil pessoas, em simultâneo, a consultar o conteúdo. Mais do que os nossos subscritores», explicou ao jornal.

Para o diretor-geral do Mapinet, Carlos Eugénio, tudo depende de uma «legislação mais apertada», e conta que «avançará para a remoção ou mesmo para o encerramento de centenas de websites» depois de em 2011 terem sido removidos 83 sites.

Segundo o administrador, o combate a este tipo de crimes tornou-se mais difícil durante o último ano: «Em 2012, pioraram as respostas às solicitações de remoção de conteúdos destes websites, pois a grande maioria realojou-se em ISP [fornecedor de acesso à internet] em países nos quais a legislação é deficitária no que toca aos direitos de autor», explicou.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version