fbpx

Confirmado primeiro caso de coronavírus em Portugal

Duarte Costa
2 min leitura

Um paciente internado no Porto está infetado com o coronavírus. A confirmação já foi avançada pela ministra da saúde, Marta Temido, e pela Direção Geral da Saúde.

Trata-se de um homem de 60 anos, que sentiu os primeiros sintomas no sábado, 29 de fevereiro, e que terá contraído o vírus em Itália.

Um outro caso também deu positivo, mas ainda não é considerado oficial, já que está a aguardar o resultado de uma análise que foi enviada para o Instituto de Saúde Ricardo Jorge, em Lisboa. É um homem de 36 anos, internado, também, no Porto, e que esteve recentemente em Valência, Espanha. Os sintomas surgiram no dia 26.

De acordo com a ministra da Saúde, os contactos próximos de ambos os pacientes serão colocados sob vigilância.

Por esta altura, já foram confirmados perto de 90 mil casos em todo o mundo. Deste número, metade já teve alta hospitalar (à volta de 45 mil) e o número de mortes é superior a 3 mil.

A maioria dos casos é da China, com um número a rondar os 80 mil. Na Europa, o país mais afetado é a Itália: perto de 1700 casos, com pelo menos 34 mortos. França e Alemanha atingiram nas últimas horas os 130 casos cada um. Em Espanha são já 84 casos. Nestes três países, só França é que registou vítimas mortais, duas.