fbpx

Chamadas de valor acrescentado renderam menos à SIC e à TVI

Mário Rui Domingues
2 min leitura

As chamadas de valor acrescentado, através dos vários programas da SIC e da TVI, em 2015, em relação ao ano anterior fez com que os canais privados perdessem quase 13 milhões de euros em receitas. Em média perderam 1,1 milhões de euros por mês, quando comparado com o ano anterior, segundo as contas da Impresa (SIC) e da Mediacapital (TVI).

O Correio da Manhã, refere que a SIC foi a mais penalizada, com uma quebra de 34%, ou seja menos 8,9 milhões ao longo de todo o ano. No total, a SIC angariou 36 milhões com as chamadas para os concursos telefónicos. Em relação à Estação de Queluz de Baixo, o relatório anual não específica os valores, no entanto o jornal da Cofina apurou que foram cerca de 5 milhões de euros. No item «outros rendimentos» que inclui este tipo de serviços, a TVI registou 44,1 milhões de euros, menos 14% que em 2014.

Os canais defendem que estas quebras, que se notam desde o último semestre de 2014, devem-se ao acordo de autoregulação assinado pelos canais generalistas em sinal aberto. Isto, também, inclui o barramento de chamadas para o 760, feito por alguns operadores de telecomunicações, que só terminou em abril de 2015. Em relação à RTP ainda não foram divulgadas as contas anuais de 2015, pelo facto que não é possível conhecer os dados relativos desta fonte de rendimento das generalistas, por parte da RTP.

Relacionado:
Redactor.