fbpx
Geral

Casa Pia! Carlos Cruz quer a condecoração de volta e uma indemnização

Carlos Cruz
Instagram

Quatro anos depois de ter sido libertado da prisão, após cumprir uma pena de seis, Carlos Cruz quer que lhe seja devolvida uma condecoração feita por Jorge Sampaio, em 2000, e uma indemnização no valor de 20 mil euros.

O antigo apresentador de televisão, de 78 anos, foi condecorado, em 2000, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio. Em causa, o reconhecimento pelo trabalho feito por Carlos Cruz na difusão e desenvolvimento do audiovisual em Portugal.

Três anos depois, porém, a vida deu uma grande volta. Em 2003, foi detido no Algarve, por suspeita de abuso sexual de menores da Casa Pia, em Lisboa. Acabou por ser condenado mais tarde, em 2010, a sete anos de prisão. Saiu em julho de 2016.

Acontece que, por lei, todos os condecorados que venham a ser condenados a penas superiores a três anos de prisão são castigados, também, com a perda dos títulos. Foi o que aconteceu com Carlos Cruz, em 2015, pouco tempo antes de ser libertado.

Agora, perante o reconhecimento, em 2018, do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que referiu que os direitos de Carlos Cruz foram violados por o tribunal não ter permitido que a defesa apresentasse novas provas, o antigo profissional de televisão já avançou com uma ação judicial. Segundo o Expresso, quer que lhe seja devolvida a condecoração e ainda uma indemnização no valor de 20 mil euros.

Leia também: COVID-19! Marcelo Rebelo de Sousa testado após reunião com infetado

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News