fbpx

Caos no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel (Vídeo)

Duarte Costa
2 min leitura
Reprodução

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, é exemplo de um Sistema Nacional de Saúde a rebentar pelas costuras.

Em imagens divulgadas pela SIC, é possível ver o aglomerado de pacientes que se acumulam nas urgências. Refere a notícia que aquela área é dedicada a doentes respiratórios e que nela estão misturados não só utentes com suspeita de infeção respiratória aguda, como também suspeitos e até casos confirmados de Covid-19. Não há espaço para colocar tanta gente a necessitar de cuidados médicos.

João Paulo Carvalho, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, disse à mesma estação de televisão que aquilo que se vê nesta unidade hospitalar é semelhante a um “ambiente de guerra” e que o número de internados com Covid-19 não para de aumentar.

O boletim que, de resto, é diariamente divulgado pela Direção-Geral da Saúde permite perceber isso mesmo. Esta quarta-feira, Portugal somou mais 7 497 casos de Covid-19 e 59 mortes.

Em termos de internamentos por Covid-19, mais cinco doentes em Unidades de Cuidados Intensivos por todo o país, num total de 325. Em enfermaria, esse número situava-se, nesse mesmo dia, em 2337 pessoas.

De recordar que o Governo está a tentar evitar um crescente acumular de casos, precisamente para evitar a rutura total do Sistema Nacional de Saúde. Sublinhe-se que o outono ainda agora começou e que o inverno poderá ser ainda mais perigoso, caso não sejam tomadas todas as medidas de precaução.

Leia também: COVID rebenta hospitais: “Há pessoas que vão morrer e não precisavam de morrer”

Covid-19, Pandemia
Reprodução