fbpx
Geral

Canal do Peru desaconselha visualização de cena de beijo gay em «Amor à Vida»

Mateus Solano Thiago Fragosos Canal Do Peru Desaconselha Visualização De Cena De Beijo Gay Em «Amor À Vida»

Mateus Solano Thiago Fragosos

Foi na passada semana que chegou ao fim a emissão de Amor à Vida no Peru. O canal daquele país – ATV – optou por exibir no ecrã um aviso aos espectadores quanto ao beijo gay que seria protagonizado por Mateus Solano e Thiago Fragoso, nos papéis de Félix e Niko, respetivamente.

«Advertência: as cenas que serão apresentadas a seguir podem ferir a sensibilidade de alguns telespectadores. Recomendamos aos pais de família que não deixem menores de idade em frente à televisão a partir deste momento». Contudo, houve um atraso e apenas foi mostrado o aviso já no decorrer da cena em causa.

Desde logo a onda de indignação chegou às redes sociais e o próprio Mateus Solano não quis deixar de comentar esta situação. Em declarações ao portal EGO, o ator referiu: «quando o beijo passa com alerta ou quando simplesmente não passa também é bom. Isso porque a gente conversa sobre o beijo do mesmo jeito. A questão é colocada na cara das pessoas. A proibição e a não proibição são igualmente poderosas para a gente discutir o longo caminho que temos a percorrer na direção do respeito à orientação sexual do outro».

«Pelo que soube, a emissora exibe programas com mulheres seminuas e não tem problema com isso. Na hora de falar de uma relação homoafetiva, pega no calo. Mas tudo é válido para suscitar uma discussão sobre o tema. Vivemos num momento em que tudo está muito exposto e isso é ótimo. O que rege uma relação afetiva é o amor e não a orientação sexual das partes», reforçou Mateus Solano.

Sobre a exibição de beijos homossexuais nas novelas da Globo e a aceitação dos mesmos por parte do público, o ator realça que ainda existe um longo trajeto a percorrer com vista à sua aceitação. «O facto de ter tido beijo gay na TV brasileira não quer dizer que a sociedade brasileira vê isso com ótimos olhos e está muito evoluída. Não mostra que o país está à vontade com essa questão… Pelo contrário! O passo [Amor à Vida] foi corajoso justamente por causa disso».

Recorde-se que no México, o beijo entre Félix e Niko não foi sequer exibido, na sequência da edição do último capítulo da novela. No Brasil, a relação homosexual entre as personagens de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em Babilônia foi objeto de críticas e ameaças de boicote que terão levado a ajustes no enredo da trama por cá exibida na SIC.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News