fbpx
Geral

Canais de TV nos telemóveis sem receitas

Os canais de televisão portugueses que passaram a estar disponíveis, desde há já dois anos, nos telemóveis ainda não têm qualquer lucro apesar de já registarem milhões de visionamentos, noticia a Lusa.

A RTP lançou a 27 de Junho de 2006 a plataforma RTP Mobile, nas três operadoras (Vodafone, TMN e Optimus). A SIC e a TVI aderiram ao serviço mobile uma ano mais tarde, em Abril de 2007, arrancando inicialmente apenas com a Vodafone.

Apesar do tempo decorrido, o modelo de negócio definitivo da televisão móvel está ainda por decidir, uma vez que não há publicidade paga no telemóvel e o dinheiro cobrado pela subscrição dos serviços é para as operadoras.

Segundo Carlos Vargas, director da RTP Mobile, à Lusa, “a questão da publicidade não está regulamentada. Primeiro, tem de o ser e, depois, é preciso definir o modelo de negócio, incluindo as operadoras, pois é impensável que o dinheiro fique todo do lado dos broadcasters“. No entanto, estão já em curso negociações para que haja repartição de proveitos.

A TMN e a Vodafone cobram, em média, para os canais genéricos entre 0,9 euros por uma subscrição de 24 horas e 7,5 euros por 30 dias.

Assim sendo, os programas para a RTP Mobile são financiados com o orçamento global da grelha, explica Carlos Vargas, sublinhando que o “orçamento não foi aumentado por via do canal mobile, tendo-lhe sido apenas retirado um valor insignificante”. Isto porque o objectivo primordial da RTP é levar o serviço público a mais gente.

Já o modelo da SIC e TVI não passa por uma grelha específica, mas por transmitir o mesmo que passa nos canais de TV. Segundo João Pedro Galveias, director da SIC Multimédia, nos períodos em que o canal está transmitir programas que, por questões de direitos, não podem passar no telemóvel, como é o caso de séries ou filmes internacionais, “a substituição dessa zona de emissão é feita com programas gravados”.

A TVI, que também não tem programação específica para telemóveis, refere que não está, neste momento, a pensar fazê-lo.

Quanto a audiências, as operadoras não divulgam dados, mas os visionamentos (número de vezes que o canal foi visto) têm vindo a aumentar. A RTP Mobile, por exemplo, acumulou um milhão de visionamentos.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News